terça-feira, 31 de janeiro de 2012

2012, o ano de mudar...

Neste ano teremos eleições municipais em todo país, segundo o TSE, o calendário eleitoral propriamente dito, inicia-se em 05/03, com algumas normas específicas para o pleito deste ano. O que os eleitores precisam saber sobre isto, neste momento, está um pouco mais à frente datada para 09/05, que é o último dia para pedir inscrição, transferência e algo mais sobre seu "poder" de voto.

O mais interessante a saber sobre estas eleições é, sobre seus candidatos aos cargos existentes. O Processo eleitoral nada mais é que um concurso, quando uma instituição promove um concurso esta nada mais quer que os melhores candidatos dentro desta, ou seja, uma eleição deve "peneirar" somente os melhores para gerir, não esqueça: ADMINISTRAR o seu município, sua vida!  Sim, sua vida pois você mora em um município que possui X, problemas dentre os quais está o processo de escolha do seu gestor, este é um grande PROBLEMA.
Mas o foco deste post não é necessariamente isto, política por política. Na verdade, quando escolhemos um prefeiro, um vereador, temos que ter em mente que estes vão definir as melhorias ou não para o município, o que reza a constituição sobre os preceitos básicos é: saúde, educação e segurança. Como tudo isto é realizado? Na grande maioria das vezes, somente o básico é feito!
Caro leitor, imagine que no Brasil, temos o processo eleitoral mais moderno do mundo, e também, o mais caro. Temos grande polos de tecnologias, e excelentes cursos de tecnologia, no entanto, nas pequenas cidades ainda vemos, secretarias utilizando-se de máquinas de datilografias, nada contra às saudosas máquinas de datilografar, mas precisamos mudar esta realidade.
Verifiquemos as propostas dos candidatos, será que além do básico (garantido pela constituição de 88), eles estão preparados para inserir novos conceitos dentro dos municípios. Observem que até o processo eleitoral já está inserindo  leitores biométricos nas urnas eletrônicas (esta á o símbolo de um grande avanço). A realidade, infelizmente, é um pouco mais complexa visto que ainda, existem casos de candidatos semi analfabetos, daí falar de tecnologia pra ele é como falar em japonês! 
Uma das perguntas que mais me faço é: pra que tantos computadores em laboratórios de uma escola (quando há, é claro), se na secretaria existem máquinas de datilografia para fazer declarações, por exemplo? Ou até tem computador na secretaria, mas este serve para os funcionários acessarem as redes sociais, ou jogar.  Tecnologia também é um necessidade básica hoje! 
Outro ponto interessante, é os famosos livro de ponto, para registrar frequência de funcionário, SENHORES CANDIDATOS JÁ EXISTE LEITOR BIOMÉTRICO! Implementemos nos municípios esta  tecnologia e tantas oturas que existem no mercado.
Enfim, falar do básico é fácil, além de ser garantido na constituição é melhor de se falar nos fatídicos discussos, o problema é falar sobre melhorar o município. Criticar o adversário é fácil o difícil é ter ideias diferentes das que o adversário possui. Fiquem de olho 2012, é o ano de mudar...

Nenhum comentário: