sábado, 30 de julho de 2011

Facebook abre programa de recompensa por bugs encontrados

Para tentar manter seus sites e programas seguros, muitas empresas oferecem os chamados programas de recompensas para bugs. Eles pagam uma determinada quantia aos pesquisadores de segurança que encontrarem e relatarem falhas sérias. A Mozilla já tem um programa assim para o Firefox e o Google segue o mesmo esquema com o Chrome.
Hoje o Facebook anunciou um programa similar, que estava sendo estudado desde maio desse ano. Ele vai pagar a partir de 500 dólares para cada falha relatada por pesquisadores de segurança, mas esse valor pode subir de acordo com o nível de complexidade da falha.
Para relatar algum problema, os pesquisadores precisam acessar essa página e enviar os detalhes de como a vulnerabilidade se manifesta. Mas para receber o valor da recompensa, é necessário concordar com os termos de Divulgação Segura do Facebook. Os termos dizem que os pesquisadores precisam relatar os erros à rede social e só depois que eles forem consertados (o que pode levar por volta de 1 dia) podem divulgar publicamente.
A página também mostra quais os pesquisadores já enviaram alguma falha e, com isso, tornaram a rede social mais segura.

Fonte: TechTudo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

IBM cria nova memória que promete inicializar o PC instantaneamente

Cientistas da IBM afirmam ter desenvolvido um novo tipo de memória que promete ser 100 vezes mais rápida que a flash, utilizada atualmente em diversos aparelhos, de notebooks até celulares. Chamada de "phase-change memory" (PCM), pode, também, armazenar múltiplos dados por célula por um longo período sem risco de perder parte da informação. Além disso, a descoberta permitirá inicializar computadores e servidores instantaneamente.
De acordo com a companhia, o sistema permite o desenvolvimento de novas aplicações que façam uso dessa memória, que traz um acesso mais rápido e durável aos dados, além de apresentar um baixo custo. O sistema promete resistir a 10 milhões de ciclos de uso, contra cerca de 3 mil da memória flash voltada para consumidores, ou seja, ela pode durar mais sem a perda de dados após um grande número de acessos ou tempo de utilização.
A PCM é feita de uma liga especial de materiais que podem ser transformados em diferentes estados físicos por meio de pequenas descargas elétricas. A intenção é utilizar a novidade em celulares e em servidores de armazenamento na nuvem. A IBM diz que a PCM pode ser um novo avanço para as áreas de TI das empresas e para sistemas de armazenamento nos próximos 5 anos.
"Com os consumidores e empresas utilizando cada vez mais modelos e serviços baseados na nuvem, é preciso criar tecnologias de armazenamento mais baratas e poderosas", disse Haris Pozidis, chefe da área de pesquisa de tecnologias de memória da IBM. "Ao demonstrar a PCM, damos um grande passo para criar dispositivos de armazenamento mais confiáveis e com mais espaço".

Fonte: G1

Usuários de Internet Explorer têm QI menor, diz estudo.

Sabe aquela notícia que todo amante do software livre quer ver, e por sua naturalidade ideológica já sabia disto? Pois é hoje eu vi uma destas e não resisti em replicá-la. Vejam abaixo como software proprietário é perigoso :-) :
"Um estudo de uma empresa canadense sustenta que os usuários de Internet Explorer (IE) têm quociente de inteligência (QI) inferior ao dos que usam outros navegadores.
A pesquisa da AptiQuant se chama "Quociente de inteligência e uso de navegadores" e relaciona os QIs de 101 mil pessoas aos seus browsers favoritos.
A compilação concluiu que os usuários do navegador da Microsoft têm, em média, QI de pouco acima de 80 (IE 6) a pouco mais de 90 (IE 8). Quem acessa a Web por meio de Chrome e Firefox é mediano, com quociente por volta de 110. Os mais inteligentes são os usuários dos programas Opera e Camino.
"As pessoas classificadas na parte mais baixa da escala de QI tendem a resistir a mudar/atualizar seus navegadores", diz a pesquisa.
Se o polêmico achado do estudo for mesmo verdade, conclui-se que o número de pessoas pouco inteligentes está caindo rapidamente no mundo. Segundo a firma de estatísticas de tecnologia StatCounter, a participação de mercado de todas as versões do Internet Explorer caiu de 59% para 44% em dois anos. A do Chrome, por exemplo, subiu de 2.8% para 20,7% no mesmo período."
Fonte: OGlobo

Eletricidade wireless alimenta implante cardíaco

Quando o coração já não consegue mais bombear o sangue necessário para alimentar o corpo são colocados implantes para fazer com que o sangue flua normalmente, até a hora da operação. Mas essa tecnologia evoluiu tanto que está cada vez mais permanente nos pacientes, que podem chegar a usá-la usar por anos.
O problema é que as bombas cardíacas artificiais precisam de fios para serem alimentadas e 40% dos pacientes que as usam tiveram algum tipo de infecção. Como solução, pesquisadores das universidades de Washington e Pittsburgh, nos Estados Unidos, criaram um conceito de transmissão wireless de energia para os dispositivos, acabando com a necessidade de um fio condutor que transpasse o corpo do paciente.
A tecnologia usada se trata de energia indutiva, em que uma bobina geradora e transmissora emite as ondas magnéticas necessárias para alimentar as bombas cardíacas e uma bobina receptora capta essa energia para alimentar uma bateria, ou o aparelho diretamente. O aparelho ajusta a potência de acordo com a indução da bobina ou a distância da transmissão.
A intenção principal dos pesquisadores é alimentar uma bateria interna ao corpo do paciente, para dar a ele uma autonomia que antes não existia, como breves saídas de casa, além das tarefas usuais de caminhar pela casa. As baterias hoje disponíveis podem ter pelo menos duas horas de autonomia.

Fonte: TechTudo

Veja como seria o reconhecimento facial no iPhone 5

Os applemaníacos foram avisados nesta semana sobre a possibilidade de o iPhone 5 vir com reconhecimento facial. Os rumores ficam cada vez mais fortes e o site 9to5Mac, especializado em notícias da marca, descobriu ferramentas de detecção no site da Apple.

O site Link informa que ainda não há detalhes sobre o funcionamento da nova funcionalidade. Pessoas poderão ser identificadas em fotos, assim como o reconhecimento da posição de olhos e boca. Segundo o 9to5Mac, a intenção é lançar códigos de programação para que desenvolvedores façam aplicativos que permitam a detecção facial.

A companhia de Steve Jobs tem se armado para competir nesta arena. No ano passado, adquiriu a sueca Polar Rose, especilista no tema, e já criou funcionalidades para que os amigos sejam marcados em fotos no Facebook, por exemplo. Também é possível fazer tal identificação nos Macs.



Fonte: AdNews

terça-feira, 26 de julho de 2011

Governo vai oferecer 100 mil bolsas de estudo para 30 universidades no exterior.

O governo federal apresentou, nesta terça-feira (26/7), o programa “Ciência Sem Fronteira”, que quer oferecer 100 mil bolsas de estudo para brasileiros em 30 universidades no exterior e que, por outro lado, deve atrair pesquisadores estrangeiros para o País. A presidente Dilma Roussef informou que a prioridade será a formação na área de ciências exatas, o que envolve o segmento de tecnologia.
A presidente ressaltou que é necessário formar profissionais nas áreas de ciência da computação, informática, engenharia, física e química para que o Brasil dê um salto em termos de inovação. Dilma Roussef reconheceu ainda que a falta de mão de obra na área de ciências exatas é um problema para o País.
As bolsas, que abrangerão desde o ensino médio até o pós-doutorado, começarão a ser distribuídas em 2012. Terão prioridade os alunos melhor colocados no ProUni (Programa Universidade para Todos), no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
As estimativas são de que o programa movimente entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões, sendo que 25% do valor será oferecido por empresas privadas e os demais 75% pelo governo federal.

Fonte: Olhardigital

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Curso de Joomla 1.6

O curso para CMS Joomla! 1.6  a distância, com 41 tópicos voltado a usuários interessados em aprender a  instalar, planejar e administrar o Joomla!, onde os alunos terão a oportunidade de fazer a instalação a partir do zero, Você vai aprender a planejar um site completo criando seções, categorias, adicionar conteúdo, menus, formulários de contato, configurar o acesso restrito, instalar e configurar componentes, módulos e plug-ins bem como instalar extensões úteis para a administração e usuários do site. Aprenderá também a baixar, editar e instalar templates. Objetivo não será em programação, mas sim planejamento e administração da ferramenta.
Clique aqui para acessar o curso.

Redes Sociais, pra que te quero?

Olá a todos! Estou de volta a pedidos! :-)

De férias, além de gostar de ler fico boa parte do tempo no twitter, normal para um (quase) geek.  Sou bastante aficionado pelo twitter (Zuckerberg criou minha perdição!) às vezes, confesso, que perdo um pouco a noção nos posts, lá realizados.
Nestes dias lendo a Revista Info (Julho/2011), vi o quanto estamos à mercer de situações a cada dia mais próximas de nós, mais complexas, seja no ãmbito diplomático, profissional ou até mesmo pessoal (amoroso). O importante é termos noção do que estamos fazendo ao entrarmos numa dessas redes, pode ser que estejamos nos deitando com o inimigo (bem cearês).

É público e notório a necessidade de  nos relacionarmos, isto é nato do homem enquanto elemento transformador de uma sociedade, no entanto, este homem deve se relacionar de forma que possa ganhar algo com isto, e algo bom! A tempos que lemos que grandes empresas "fuçam" a vida de candidatos à empregos procurando rastros. Acredito que uma  das redes mais buscadas no Brasil, para este tipo de situação seja o orkut, comunidades como "odeio" isto ou aquilo são cada vez mais comum. Ora se um candidato coloca que "Odeia acordar cedo" para que diabos uma empresa o contrataria? por mais que este tenha competências! Não vivemos mais isolados no mundo uma vez conectado estamos nos abrindo para o mundo. O jargão popular "Minha vida é um livro aberto" a cada dia se confirma de forma mais enfática.

Busquemos nos expressar nestas redes sociais de forma limpa, deixando nossos anseios ou angústias para momentos para reclusos a um público seleto, ou seja, paremos de falar besteira no twitter! Um exemplo prejudicial é o caso do cantos Ricky Martin, que recentemente "saiu do armário" via twitter, e este mesmo agora sofre ameaças de morte também via twitter1 .

Então caros leitores, as redes sociais englobam desde celebridades até o mais mal intencionado que você conheça, cuidado! Só para garantir meu twitter aí @profcicerorocha.


1 - http://www.redetv.com.br/entretenimento/noticia.aspx?cdNoticia=260500&cdEditoria=110&Title=Ricky-Martin-sofre-ameaca-de-morte-no-Twitter

domingo, 24 de julho de 2011

O que é esse tal de Android?

Segundo a wikipédia:

"Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android. O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

Os Principais Sistemas Disponíveis

Symbian:

Atualmente rodando nos celulares da Nokia (esta sem previsão de portar seus celulares para Android), sucessor do Epoc, este sistema é agradável de se usar, mas a parte de desenvolvimento é complicada sendo só possível fazer aplicações em Java puro. Rápido e multitarefa, ele pode ser rodado em aparelhos mais antigos e com poucos recursos de processamento. Por exemplo o Psion 5 que tinha um processador de apenas 36MHZ, 10 vezes mais inferior que os atuais ARM's. 
 
Windows Mobile:

O mais usado em Smartphones (Infelizmente), devido a sua interface idêntica ao sistema operacional Windows e pela integração com o MS-Outlook, MSN e outros. Por ser mais pesado (novidade), é mais usado em aparelhos com poder de processamento mais alto, isso sem contar o fato de que os aparelhos rodando o Windows Mobile são mais caros. Mas ainda é o mais usado por conter uma gama de aplicativos maior que os demais, por exemplo o Skype.  

PalmOS:

A dor de cabeça de quem tem um aparelho com este SO, é que ele está desatualizado e perdendo mercado para os concorrentes com maior poder de desenvolvimento. Ainda pode ser usado, mas em aparelhos antigos. Os aparelhos lançados até o momento ainda sofrem com a falta de desenvolvimento de aplicações novas. 
 
Em fim o Android:

O Android é a solução do Google para o problema. SO Open-Source, com Kernel Linux. Agrandando 4 setores diferentes:
  1. Os fabricantes de aparelhos;
  2. Os desenvolvedores;
  3. Os fabricantes de chips;
  4. Os próprios consumidores.
Agrada os fabricantes de aparelhos devido ao custo zero, aos desenvolvedores por que o mesmo já tem a sua SDK própria gratuita com emulador e tudo mais, agrada aos fabricantes de chips por adicionar novos recursos aos aparelhos, aumentando a demanda de aparelhos mais potentes e por último, mas não menos importante, agrada os consumidores, por ter um visual bonito e limpo, sem falar que tem muitas aplicações desenvolvidas (praticamente todo dia aparecem novas). 
Fonte: VOL

Plataforma Arduino, Hardware e Visao Geral

Arduino Uno
Atualmente a plataforma Arduino esta difundida por todo o mundo, sendo que esta é utilizada por vários tipos de pessoas e segundo a Homepage dos desenvolvedores o Arduino é uma plataforma de protótipos eletrônicos de código aberto (open source) baseada em hardware a software flexíveis e fácil de usar. É destinado a artistas, designers, hobbyists, e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

O Arduino pode "sentir" o ambiente através de sensores e também afetá-lo com o uso de atuadores, como motores, luzes entre outros. O microcontrolador da placa é programado em Arduino Programming Language (baseado em Wiring) e o Arduino Development Environment (baseado em Processing). Os projetos do Arduino podem ser autônomos ou podem se comunicar com um software em execução no computador. As placas podem ser construídas a mão ou compradas prontas e o software pode ser baixado gratuitamente (Arduino, 2011).

O sucesso que a plataforma Arduino teve foi em grande parte determinado pelas seguintes características:
  • Preço: As placas Arduino são relativamente baratas se comparadas a outras plataformas de microcontroladores, a versão mais barata do Arduino custa cerca de 85 reais;
  • Multiplataforma: O software Arduino é executado no Linux, no Macintosh OS ou no Windows, basta ter instalado a maquina virtal java;
  • Ambiente de programação simples e claro: Conforme, (Herrador, 2009) o ambiente de programação do Arduino é simples de ser usado por principiantes, porem, é suficientemente flexível para ser usado por usuários mais experientes;
  • Código abeto e software expansível: O Software Arduino é baseado na linguagem AVR C, Herrador (2009). É uma ferramenta de código aberto, disponível para a utilização por todos os interessados, também pode ser expandida por programadores experientes que construam bibliotecas em linguagem C++;
  • Código abeto e hardware expansível: Atualmente o Arduino possui varias versões, porem ainda é baseado nos microcontroladores Atmega8, Atmega168, Atmega328, Atmega1280, Atmega2560 da Atmel. O projeto do Arduino esta publicado com a licença Creative Comons, qualquer pessoa é livre para usar e modificar os circuitos de acordo com suas necessidades.
Autor: Leando Rodrigo
Fonte: VOL