quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Exemplos no Blog

Estou atendendo a alguns pedidos colocando os exemplos feitos em Visual G, no meu disco virtual. Então para acessar é clicar na coluar à direita do seu vídeo onde tem material de aulas > Lógica de programação > Visualg. Lá terá sempre os exemplos feitos nas minhas aulas, desde os mais simples até os mais complexos. Bom estudo a todos!!!

Da série Algoritmo simples

Vamos complicar um pouco? Brincadeira!  Se você estudar muitooo, com certeza terá facilidade em aprender algoritmo. Veja a questão abaixo:
Um empresário paga 5% à prefeitura do município (ISS) por serviço realizado, do total dos serviços, ele paga de comissão 11,5% para cada serviço realizado ao funcionário que o realizou. Escreva um algoritmo que calcule o valor pago de ISS e comissão ao final de um mês, sabendo que o empresário terá que digitar: o total em real de serviços.

Bem! Neste caso, não foi pedido que digitasse o nome do funcionário, apenas o total de serviços, então é só pensar que o total de serviços foi realizado apenas por um funcionário, a partir daí é só calcularos 5% do ISS, e a comissão do funcionário. Simples!!! Veja como fica o algoritmo logo abaixo:


Da série Algoritmo simples

Voltando a falar em algoritmo simples, vamos analisar a questão abaixo, e ver quee a estrutura utilizada em um algoritmo não é nada difícil, é até mesmo muito simples, o que vejo muito é a dificuldade em interpretar os problemas e efetuar os cálculos matemáticos. Quando você cria um novo documento no VisualG, ele já mostra a estrutura básica do algoritmo, daí é só praticar algumas vezes que você acaba aprendendo a estrutura e fazendo normalmente no papel sem precisar estar se desesperando em saber a estrutura. Então vamos lá, a estrutura básica é: a linha 1 (título - algoritmo "semnome"); a linha 6 (declaração de variáveis - var); a linha 8 (inicio) e a linha 10 (fimalgoritmo). O que ficar entre as linhas 8 e 10 é o corpo ou o desenvolvimento do algoritmo. Aprendendo esta estrutura, é só praticar o desenvolvimento de problemas utilizando-se das estruturas neccessárias. Mas aí temos um outro problema, não adianta você se enveredar no mundo dos algoritmos e, posteriormente, com as linguagens de programação  se você não gostar de matemática, definitivamente, não adianta!!!
Mas vamos lá para mais um exemplo simples de ser resolvido:
  • Escreva um algoritmo que calcule o primeiro termo de uma P.A. qualquer.
Neste caso, primeira coisa básica é saber o que é uma P.A., caso você não saiba caro leitor, desista em fazer este algoritmo! Partindo do ponto que você saiba o que é uma P.A, supõe-se que saiba também que o primeiro termo da P.A., se dá pela fórmula a1=an-(n-1)r. Agora pronto tendo a fórmula tudo fica mais fácil é só escrever o algoritmo, que no nosso caso, iremos fazer no VisualG. Então vejamos o algoritmo:

Algoritmo simples


Falar de algoritmo simples, para algumas pessoas é até mesmo um insulto, mas calmem! Realmente, algoritmo, no início é um pouquinho complicado, mas com o tempo tudo fica mais fácil.
Tenhamos como exemplo uma questão que coloquei para meus alunos, vale lembrar que esta questão não leva em consideração as devidas condições, e apenas sequencial:
  • Escreva um algoritmo que receba a quantidade de dias informado pelo usuário e converta para horas.
Primeira coisa que o iniciant deve perceber é que um dia tem 24horas, portanto, todo número digitado deve ser multiplicado por 24, simples assim!
Por exemplo, se o usuário digitar 5 dias, a respostas deverá ser 120horas, e assim por diante. Agora vem a famosa pergunta: Que tipos de variáveis devo usar? Bom, neste caso necessita-se de um pouco mais de pensar, por que se for inteiro, irá dar certo, contudo, o usuário pode digitar um dia e meio (1,5) aí já viu o erro que pode acontecer, portanto, o tipo de varável é do tipo real. Vejamos o algoritmo escrito, lembramos que este algoritmo foi escrito em VisualG:


domingo, 6 de dezembro de 2009

Por causa de erro, MEC vai divulgar novo gabarito das provas do Enem

O Ministério da Educação (MEC) informou que vai divulgar um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5) e domingo (6). A divulgação deve ser ainda neste domingo, mas ainda não há previsão. Segundo o ministério, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou no seu site a seguinte informação:   "Foi identificada inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova publicados. Os gabaritos corretos serão publicados o mais breve possível." 'Lamentável' No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No segundo dia, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação. A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta. "O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse. Segundo ele, "umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares". "Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados." "O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido", afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo. 

Algoritmos - Várias Frameworks


Após algumas aulas de lógica de programação, veio a grande decepção: meus alunos não estão acompanhando o assunto, triste!!! Fiquei meio decepcionado, pensei um pouco, levantei a cabeça e comecei a rever muita coisa. Nas minhas buscas, encontrei tanta coisa legal, que tanto meus alunos, quanto meus webvisitantes podem usar de forma bem legal, e aprender, sobretudo, lógica!
A primeira coisa bastante legal é o VisualG, com ele consigo mostra na prática (de forma bem simples) o algoritmo sendo executado, contudo, existem outras aplicação que fazerm isto também de forma até mais simples, ou não! Encontrei também um chamado de Portugol IDE 2.3, este lusitano. O Portugol IDE, é realmente uma IDE, criada no NetBeans, bem legalzinho, com a opção de criar fluxogramas. Falando em NetBeans, java, etc; existe também um tal de Portugol Viana 0.3 Beta 1. Bom, frameworks existem muitos, falta apenas a galerinha querer aprender. Fácil não é, mas dá para aprender. Vamos lá! Galerinha!

Office 2010: nova versão do pacote de aplicativos mais popular do mundo

2010 já está logo aí. E junto com o novo ano, uma nova versão do pacote Office também promete ser lançada pela Microsoft. O Beta já está disponível para testes. É claro que já baixamos e você vê agora as nossas primeiras impressões.
Apesar da versão Beta ainda estar longe de ser aquilo que a Microsoft promete em sua versão final, o pacote que baixamos, o Office Professional, já traz algumas mudanças no visual, algumas novas funções que nos chamaram atenção e alguns bugs acertados. A versão inclui Word, PowerPoint, Outlook, Excel, OneNote, Access, Publisher, InfoPath, SharePoint WorkSpace e Communicator. É claro que muitos dos usuários vão optar pela versão Home, um pouco mais compacta. Exatamente por isso, concentramos o nosso review nos aplicativos mais utilizados.
A Interface Ribbon, que foi o visual integrado na versão 2007 com muitos botões no topo, continua, firme e forte. Mas o povo reclamou e a Microsoft ouviu: o menu “File”, ou “Arquivo”, está de volta na versão 2010. A cor-padrão agora é prata, mas as opções azul e preto continuam por lá. O posicionamento dos botões também mudou um pouco, mas nada que um pouco de costume não resolva. E também, olha só: é possível aplicar alguns efeitos em fotos aqui mesmo, sem precisar utilizar nenhum editor de imagens. Não é nenhum photoshop, mas já dá aquela ajuda!
Ainda na parte de imagens, a turma adicionou o botão “Screenshot”. Agora, é possível tirar uma foto da própria tela do computador e adicioná-la em apresentações. E um outro detalhe que deve agradar os usuários do Word é um upgrade na função copiar/colar. Ao utilizar esse recurso, uma nova janela surge, fornecendo opções de formatação. Assim, o texto é copiado da forma que você quiser, sem trazer lixos ou formatações prévias das fontes originais.
O Office 2010 também será muito mais integrado à web. Na versão Beta isso ainda não está disponível, mas ele vai se conectar ao Office Web Apps e permitir que você acesse seus documentos de qualquer lugar. Com isso, é possível editar um texto em conjunto, mesmo a pessoa estando do outro lado do planeta. Basta que você a convide para ser co-autora de seus documentos. E a versão 2010 ainda oferece a opção de tradução de textos, sem a adição de plugins adicionais. É claro que traduções feitas por máquinas nunca são muito boas, mas já é uma ajuda para quem não domina muito bem outras línguas, né?
O Outlook modernizou-se. Adquiriu, finalmente, a interface Ribbon e aprendeu, de vez, a se integrar com as redes sociais. Ele deixou de ser apenas um leitor de feeds e emails para conectar-se ao Twitter e Facebook. Todas as atualizações podem ser vistas por aqui. Se você quiser testar o Office 2010, a gente dá a dica. O download está disponível na internet gratuitamente e o link está aqui, acima desse texto.
Fonte: OlharDigital