domingo, 19 de setembro de 2010

“Maddog” fala sobre a evolução do Linux e a geração de emprego e renda

Jon "maddog" Hall é o responsável pelo porte do Linux a outras plataformas além do padrão IBM-PC. Ao fazer com que a Digital enviasse para a Finlândia um computador com um processador Alpha, ainda em 1994, "maddog" deu início a um processo que, dentre outras coisas, fez com que o Linux esteja hoje presente em telefones celulares, sistemas embarcados, robôs e brinquedos. Além disso, "maddog" é um apaixonado pelo Brasil, país onde espera tornar reais alguns de seus sonhos.
Nesta entrevista exclusiva à Latinoware, "maddog" fala sobre as mudanças que viu em nosso país desde a primeira vez que esteve aqui, sobre a evolução do Linux e sobre a criação de emprego e renda.
Latinoware: Esta é a sétima edição da Latinoware, um evento que você ajudou a iniciar. Desde que você veio pela primeira vez ao Brasil, qual é a principal mudança que você notou em termos da adoção do software livre em nosso país?
Jon "maddog" Hall: Eu vim para o Brasil pela primeira vez em 1996. Naquele momento, o único lugar que eu realmente visitei foi São Paulo e a Universidade de São Paulo. A USP tinha um sistema de alto desempenho Beowulf, um cluster de computadores Linux, e o estava usando para a geração de gráficos computadorizados em tempo real e desenvolvendo, ao mesmo tempo, estudos de imagens de ressonância magnética. Eu penso que a maior mudança foi a adoção de software livre por empresas comerciais, grandes e pequenas, como uma coisa "normal" a ser feita.
LW: Quando você enviou as máquinas Alpha para o Linus, você tinha consciência de estar iniciando um imenso esforço de porte do Linux para outras plataformas?
MD: Sim, mas isto era algo que tinha que ser feito. Se o Linus tivesse ficado apenas com a plataforma x86 talvez nós não tivéssemos hoje o porte para os processadores ARM, Motorola, e teríamos que esperar muito mais tempo para o suporte a processadores de 64 bits. Isto não quer
dizer que outros portes não teriam sido feitos (e eles foram) fora do eixo principal do kernel, mas eu sinto que ter o código-fonte para os três principais processadores ajudou na manutenção dos vários outros kernels. O porte do Linux para o Alpha não apenas forçou o sistema a ir para uma arquitetura de 64 bits em 1995, mas garantiu que todos os "Intelismos" no código fossem devidamente tratados.
LW: Você sempre preocupou-se com modelos de negócios viáveis para o software livre, com o uso do software livre para a geração de emprego e renda. Hoje você está trabalhando fortemente na disseminação do Projeto Cauã. Este é um sonho tornado real para você?
MD: O Projeto Cauã será o meu sonho tornado real quando ele criar milhões de empregos e as pessoas acatarem as promessas de economia de eletricidade e respeito ao meio ambiente do projeto ao mesmo tempo em que ele cria uma "bolha" de conectividade gratuita e sem fio que irá ajudar a resolver questões de inclusão digital. Até lá, o Projeto Cauã é mais um bocado de trabalho para uma pessoa que já trabalha bastante.

Fonte: Latinoware

ODF 5 Anos

Há exatamente cinco anos atrás, em 1 de maio de 2005, o OASIS aprovou o Format aberto de documentos 1.0 (Open Document Format – ODF 1.0) como padrão OASIS. Eu gostaria de dedicar uns poucos e breves minutos para refletir sobre esse marco, mas apenas isso. Estamos ocupados no trabalho no OASIS fazendo os últimos ajustes no ODF 1.2. Estamos nas nossas últimas semanas da revisão e que tem “todas as mãos na massa” para que possamos entregar as questões pendentes, dessa forma, podemos enviá-la para a revisão pública final. Mas espero que eu possa ser desculpado por um pequeno desvio para comemorar esse aniversário.
Não falarei muito a respeito dos 5 anos da aprovação do ODF 1.0. A ODF Alliance e seu “ODF faz 5 anos” [pdf] fez um bom trabalho com essa publicação. Mas gostaria de falar um pouco a respeito do ODF e porque foi tão importante ele ter aparecido no momento em que apareceu, e porque foi tão oportuno.
Para apreciar totalmente a significância do ODF é necessário compreender o clima do mercado no qual ele foi criado e, para entender isso, é necessário uma pequena história dos processadores de texto.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atualizações importantes no blog.

Caro visitante querendo manter nosso padrão informativo, criamos diversas páginas com vídeo aulas bastante interessante. Você irá encontrar diversas aulas para estudar e praticar, na grande maioria, utilizando software livre. Para acessar as vídeo aulas é só localizar no menu  do lado direito do blog, pois lá tem todas essas informações.

História do Linux

Microsoft Office versus BR Office

Reconhecimento de voz para BrOffice.org

A forma como o homem interage com o computador vem se modificando significativamente desde a década de 90, a partir da exigência por recursos mais sofisticados na computação. Nesse novo conceito, uma das diretrizes é de que os sistemas devem se adaptar às formas multi sensoriais pelas quais o homem se relaciona com o mundo, e não o contrário. Imagine produzir um texto inteiro sem precisar do teclado para digitar. É isso que pretende o SpeechOO, uma extensão de reconhecimento de voz para o OpenOffice.org. O projeto é brasileiro e open source. A ideia de desenvolver a ferramenta surgiu há cerca de quatro meses e foi lançada oficialmente durante o fisl11.
O projeto é dos pesquisadores Pedro Batista, que trabalha com aplicações de reconhecimento de voz dentro do Grupo FalaBrasil, e do pesquisador William Colen, responsável pelo Corretor Gramatical CoGrOO. Os dois juntaram as experiências e o resultado, ainda em fase de amadurecimento, é promissor.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Enucomp 2010

Na perspectiva de informar nossos leitores é que estamos divulgando, mas uma vez, um evento de informática, desta vez na cidade de Parnaíba, no Piauí. O evento intitulado ENUCOMP (Encontro Unificado de Computação em Parnaíba), encontra-se na sua terceira edição, e é realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Campus Parnaíba), Faculdade Piauiense, IFPI - Parnaíba e pelo Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela. O evento contará com palestras Mini-cursos e apresentação de artigos. Para maiores informações clique no logo do evento que se encontra no lado direito deste blog, como forma de divulgação.

domingo, 12 de setembro de 2010

Problemas com Alt + Tab no Ubuntu 10.04

Sabe, passei por um sufoco outro dia com o meu ubuntu 10.04: do nada as minhas teclas Alt+Tab (Alternadores de Janelas), ficaram sem utilização, fiquei desesperado! Porém, como um bom linuxista, que sou, comecei a pesquisar na net, e depois de muitas dicas não encontrei nada... O que fazer então? Nada! k. Um belo dia, verificando o menu sistema encontrei de forma genial a opção atalhos do teclado. Veremos o passo-a-passo da dica a seguir:
  1. Clique em Sistema > Preferências > Atalhos do teclado;
  2. Na janela que surgir procure a opção Gerenciamento de Janelas;
  3. Provavelmente, a opção Mover entre as janelas, usando uma janela instantânea esteja desabilitada, clique para habilitar a opção, e em seguida pressione as teclas juntas para habilitar.
  4. Pronto.
Valeu!!!

domingo, 5 de setembro de 2010

OpenShot: Movie Maker do Linux.

Sempre vejo as pessoas, principalmente meus alunos, falando que não gosta do linux por isto, ou por aquilo, no entanto, justificativas convincente que é bom nada. Infelizmente ainda não muito "grudado" no software proprietário. Tem uns que não muda para o linux por causa de um bendito Movie Macker, que faz parte do W., ah você sabem! Enfim, esta postagem diz respeito a estas pessoas: existe sim o MM para linux e até melhor que o proprietário é o OpenShot, pense num negócio bom. Logo abaixo tem um pequeno tutor de como instalar e começar a utilizar.
Utilizei o Ubuntu (minha distro preferiada), siga os passos abaixo e seja feliz:
  1. Clique em Aplicativos > Acessórios > Terminal;
  2. Digite sudo apt-get install openshot
  3. Depois de instalado vá em Aplicativos > Multimidia > Openshot Video Editor;
  4. A tela que vai surgir é semelhante à de logo abaixo (lembra-lhe algo? k): 
  5. Daí meus caros é só se divertir. Ah e aguardem que logo irei postar um tutor completo sobre a utilização dele:

II Fórum Amazônico de Software Livre - Fasol 2.0

sábado, 4 de setembro de 2010

Mas um conteúdo legal...

Desta vez encontrei um blog recomendadíssimo só de tirinhas. Bem legal lá vai a primeira:

Fonte: tirinhasconteudolivre

Mais uma derrota da Microsoft

A firma canadense i4i anunciou nesta terça-feira (11) que o órgão do governo americano responsável pelo registro de marcas e patentes (United States Patent and Trademark Office, ou USPTO) confirmou a validade de todas as alegações da patente 5.787.449 (‘449), que haviam sido contestadas pela Microsoft.
“Este é um passo bastante importante em nosso litígio contra a Microsoft. Posto de forma simples: a patente da i4i é clara e inequivocamente válida. Mesmo que a Microsoft tenha atacado a patente da i4i com todo seu arsenal, o USPTO concordou com a i4i e confirmou a validade de nossa patente”, disse Loudon Owen, presidente da i4i, na nota à imprensa. “A proteção de patentes e de propriedade intelectual é vital para pequenos investidores e pioneiros, como a i4i, especialmente quando confrontados por gigantes concorrentes como a Microsoft”.
Na mesma nota, Michel Vulpe, fundador da i4i, diz: “A i4i está naturalmente muito satisfeita com a decisão do USPTO. A patente foi pedida em 1994, o que representa uma jornada de 16 anos. As alegações de nossa patente foram extensamente examinadas pelo USPTO durante sua reavaliação e a decisão é uma retumbante confirmação e validação de sua legitimidade”.
Owen disse também que a patente da i4i infunde o uso da Extensible Mark Up Language (XML) e melhora dramaticamente a capacidade de estruturar dados desestruturados. Como a magnitude dos dados cresce exponencialmente, a patente representa uma ponte tecnológica crítica no controle e gerenciamento dos crescentes tentáculos dos dados e os converte em informação útil.
Histórico
Em março de 2007 a i4i processou a Microsoft pela intencional violação de sua patente sobre o XML. Enquanto aguardava o julgamento do caso, a Microsoft entrou no USPTO com pedido de reexame de certas alegações contidas na patente. Como resultado, o órgão conduziu um sério e detalhado reexame do pedido de patente e de suas alegações, agora reafirmadas como válidas.
Em 20 de maio de 2009 a Microsoft foi considerada culpada de infringir deliberadamente a patente da i4i. Em um julgamento final em 11 de agosto daquele ano, a empresa de Bill Gates foi condenada com mandado de segurança e a parar de vender ou importar para os EUA quaisquer produtos Microsoft Word capazes de abrir arquivos .XML, .DOCX ou DOCM contendo código XML personalizado, além de pagar indenização à i4i de mais de US$ 290 milhões. A Microsoft apelou sucessivas vezes na Corte de Apelações e perdeu todas elas. Tentou também anular a decisão judicial anterior, sem sucesso. Nesse processo, os advogados da Microsoft fizeram sucessivas menções a uma suposta “invalidação” da patente da i4i pelo USPTO enquanto as alegações eram reexaminadas. A confirmação da validade da patente da i4i deve agora encerrar definitivamente o caso.

Fonte: Infojoli

Mais um blog interessante....

Sempre fico procurando alguns sites, blogs, este tipo de coisa para poder estar atualizado, daí encontrei ubuntudicas, fórumubuntu, dentre outros, agora, recentemente, encontrei o blog do Olívio Farias (diga-se de passagem não o conheço) que é um blog bastante interessante. Então se você curte tecnologia, novidades em linux, etc; dar uma olhadinha lá, vale a pena! Tem o banner dele mais em baixo neste blog.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curso Técnico em Enfermagem

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
Clique na imagem abaixo para ampliar:
Fonte: MEC

Curso Técnico em Hospedagem

Atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercial critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.
Clique na imagem abaixo para ampliar:
Fonte: MEC

Curso Técnico em Guia de Turismo

Orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-os considerando as expectativas ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.
 Clique na imagem abaixo para ampliar:



Fonte: MEC

Curso Técnico em Informática

O aluno ao sair do curso Técnico em Informática deve ser capaz de desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executar manutenção de programas de computadores implantados.
Clique na imagem abaixo para ampliar:

Fonte: MEC

Sistema operacional para PCs vai se tornar irrelevante, diz criador do Linux.

O homem responsável por escrever as linhas mais influentes do mundo contemporâneo poderá, enfim, tirar férias no lugar de seus sonhos. “São apenas três dias em Fernando de Noronha, é tempo suficiente?”, pergunta o finlandês Linus Torvalds, 40 anos. As férias haviam começado oficialmente minutos antes, quando ele recebeu os aplausos das cerca de 800 pessoas que acompanharam seu discurso de abertura do LinuxCon 2010, em São Paulo. O evento reuniu programadores, distribuidores e entusiastas do sistema operacional livre Linux.
Torvalds escreveu as primeiras linhas de código de programação do núcleo do Linux em 1991, quando estudava ciências da computação na Universidade de Helsinque. “Era apenas um hobby. Ainda é um hobby, na verdade”, contou Torvalds em entrevista exclusiva ao G1. “O fato de que também é meu trabalho é, para mim, secundário. Eu ainda desenvolvo o Linux não porque me pagam, mas porque é a coisa mais interessante que eu me imagino fazendo.”
Vinte anos depois, o hobby do jovem “hacker”, que queria apenas ver se era capaz de criar seu próprio sistema operacional, é praticamente onipresente. Ele é a base da internet: mais de 50% dos computadores que armazenam e distribuem conteúdo da web utilizam o sistema.

Fonte: G1

O primeiro HD

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Revista BrOffice.org tem versão em inglês

As edições 1 e 9 da Revista BrOffice.org acabam de receber versão em inglês. As traduções da publicação brasileira foram criadas para apresentação no OpenOffice.org Conference, que acontece dos dias 31 de agosto a 3 de setembro, em Budapeste. O evento é o mais importante no calendário anual da comunidade internacional do aplicativo e reúne participantes de vários países para discutir os rumos do OpenOffice.org. Os arquivos estão disponíveis em espaço especial no site: http://broffice.org/magazine
A ideia é compartilhar com os participantes da conferência o exemplo de uma iniciativa de divulgação da ferramenta, além de envolvimento da comunidade. A suíte de escritórios de código aberto completa em outubro 10 anos de existência, registrando mais de 300 milhões de downloads. As versões traduzidas foram disponibilizadas nesta terça-feira, 31, juntamente com a edição 14, em português.
O lançamento das traduções marcam um novo passo no projeto: a internacionalização da Revista BrOffice.org. Criada como um canal de comunicação da comunidade brasileira, a publicação tem a missão de levar aos leitores não apenas notícias e reportagens sobre BrOffice.org, mas também dicas e tutoriais para auxiliar os usuários da suíte de escritório em suas tarefas cotidianas.
Conforme o grupo de voluntários na tradução, o resultado foi bastante satisfatório: “É um grande prazer e um privilégio fazer parte desse time” , diz o técnico em eletrônica e administrador, Paulo Souza Lima. Ao falar sobre a organização e envolvimento do grupo, o médico Rogério Luz, que foi um dos revisores, destaca: “Não tardou para eu ter não uma, mas duas revistas inteiras para fazer”. Para o administrador de redes Clóvis Tristão, a experiência provoca mais um desafio: “A minha intenção, para o futuro, seria a tradução para o Inglês de todas as revistas. E sendo mais ousado, lançamento das próximas edições nas versões em português e inglês”, conta.
A edição 1 da Revista, lançada em abril de 2007, tem como tema principal a história do BrOffice.org – projeto Brasil. A publicação chamou-se “Zine” até o número 9, quando o nome foi mudado para Revista BrOffice.org, como forma de vinculá-la mais fortemente à marca do projeto brasileiro. Publicada em novembro de 2009, a edição 9 faz um panorama sobre o uso do aplicativo em municípios do País, mostrando a importância do projeto para a economia, inclusão digital e social no Brasil.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rio Info discute "como ganhar dinheiro com software livre"

Em sua 8ª edição, o Rio Info 2010 - encontro anual de tecnologia e negócios - será realizado no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, de 31 de agosto a 2 de setembro.
Um dos destaques do econtro é o "Encontro de Negócios em Software Livre", que acontecerá dia 31 às 13h, cujo principal palestrante será Jon "maddog" Hall, diretor executivo da Linux Internacional.
Hall comandará o debate sobre "Como ganhar muito dinheiro com Software Livre".
O Rio Info 2010 também irá promover um Seminário Internacional sobre Interatividade Digital, que irá discutir o estágio atual da interatividade digital e as oportunidades que estão surgindo a partir da entrada de novos tipos de dispositivos no mercado. A adoção em diversos países do sistema brasileiro de TV Digital com seus diferentes perfis de interatividade, a onda do 3D e o HTLM5 são apenas alguns dos assuntos que serão abordados.
Para saber mais sobre o evento e ver a programação completa acesse o site www.rioinfo.com.br. 

Fonte: PortalTerrra

Problema com teclado no Ubuntu 10.04

Para os menos apaixonados pelo Software Livre, qualquer probleminha já é motivo de trocar para o Software Pago, e muitas vezes de forma pirata.
Encontrar um probeminha no software livre é igual a  perguntar que pode ajudar uma Modelo nua a atravessar uma rua, todo mundo quer ajudar. Sempre você encontrará um problema de configuração, de uso, etc; mas o mais importante é saber que você pode contar com uma comunidade muito grande que ajudam a manter um determinado software funcionando perfeitamente, seja com dicas seja com pacotes.
Tudo isto é para dizer que tive e tenho muitas dúvidas com o Ubuntu 10.04, porém nunca pensei em voltar para o SP, até dicas e soluções é só o que existe na internet. Um exemplo foi o meu teclado numérico que resolveu dar "pau", não funcionava nem com "reza braba", mas aí o São Google, ajudou-me mostrando a solução num fórum (http://ubuntuforum-br.org/), é mais simples do que eu imaginava. Para botar teu teclado numérico funcionando novamente siga os passos abaixo:
  1. Clique em Sistema > Preferências;
  2. Teclado > Aba Teclas do mouse > Desmarca a opção "Permitir controlar o ponteiro usando o teclado".
  3. Pronto!
Depois disto o teu teclado numérico voltarás direitinho!
E Salve o Software Livre!!!!