quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lançamento do Minix 3.1.7

Nesta quarta-feira dia 16 de junho, a versão 3.1.7 do MINIX foi liberada. Entre as inovações presentes neste lançamento estão várias correções de falhas, recursos de depuração, um monitor de inicialização que permite carregar imagens maiores que 16 MB, aumento no tamanho da partição raiz que agora é de 64 MB, adequação de suporte para múltiplas placas ethernet do mesmo padrão, sistema de programação userspace, servidor de agendamento, suporte para sistema de construção do MINIX com GCC, entre outras características que podem ser encontradas em seus Release Notes.

Mozilla Lança Firefox 3.7 Alpha 5

A Mozilla acaba de lançar o quinto preview para a o Firefox 4.0, chamado de "3.7 Alpha 5". Esse é um preview de desenvolvimento para a última versão da plataforma de renderização Web, a Gecko 1.9.3 Alpha. Para quem não sabe, as versões 3.6.x do Firefox utilizam a versão estável 1.9.2 do Gecko. Esse quinto preview inclui um grande número de alterações e novas funcionalidades, incluindo principalmente mudanças radicais na interface de usuário. Mas os usuários Linux talvez fiquem decepcionados, pois a maioria das mudanças parecem ter sido implementadas para beneficiar apenas os usuários da plataforma Windows.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Confira média salárial de diversos cargos da área de TI

A Abradi (Associação Brasileira das Agências Digitais) acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa feita entre novembro de 2009 e abril de 2010 para analisar a média salárial de diversos cargos do setor digital.
O estudo inédito contou com a participação de 120 agências digitais e fez um levantamento de 39 cargos com diferentes graus de senioridade. A pesquisa faz uma análise geral do país, além de comparações entre as regiões e tamanho das empresas.
Em média, as agências do Sul e Sudeste pagam 35% a mais para os profissionais do que as do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Outro ponto abordado diz respeito aos benefícios concedidos aos funcionários. Mais de 73% das agências que responderam a pesquisa pagam vale-transporte e vale-refeição. Outras 36% oferecem bônus por desempenho.
 
 
Fonte: OlharDigital

Lançada a edição 12 da Revista BrOffice.org

A comunidade BrOffice.org lançou nesta segunda-feira, 14, a edição bimestral da Revista BrOffice.org. A matéria de capa fala sobre a Escola do Futuro, instituição paulista que atua na formação de monitores que trabalham em espaços de inclusão digital. Trata-se de mais um caso em que a adoção da suíte de escritório, que pode ser instalada sem custos de licença por usuários domésticos e grandes empresas, permite que a população tenha acesso à inclusão social por meio da Tecnologia da Informação
A Revista BrOffice.org apresenta aos leitores também várias dicas e tutoriais para que os usuários da suíte de escritório tirem o máximo proveito da ferramenta. Quem deseja personalizar as teclas de atalho do software encontra nesta edição uma dica completa de como fazer as configurações. Recomendável para textos longos, como monografias e trabalhos de conclusão de curso, a automatização de sumários no editor de textos é outro recurso poderoso, mostrado passo a passo. Para usuários que trabalham com imagens, a Revista apresenta tutorial que mostra como transformar uma imagem comum em uma imagem vetorizada..
Dentro do contexto da Copa do Mundo, a edição traz a Seção Escritório Aberto, com modelos de arquivos para o torcedor acompanhar o mundial. Além de uma tabela do esquema dos jogos, listas de compras e planilha para calcular os gastos com o mundial, fazem parte do kit BrOffice.org para a Copa do Mundo.
E para aqueles que ainda enfrentam resistências para se adaptar a novos softwares, uma abordagem sob o ponto de vista da neurociência mostra que as dificuldades podem ser contornadas, através do entendimento sobre os mecanismos de funcionamento do cérebro.
A Revista BrOffice.org é uma publicação institucional da comunidade OpenOffice.org do Brasil. Com periodicidade bimestral, o veículo traz aos leitores dicas e tutoriais sobre a ferramenta, além de novidades sobre a comunidade e o BrOffice.org. A produção é feita de forma colaborativa por usuários da suíte de escritório. A editoração gráfica é feita na ferramenta de desenho do pacote, o Draw.
Clique aqui para baixar a revista

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Simpósio de Turismo em Camocim

Em apoio à organização do I Simpósio de Turismo da EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa, estaremos atualizando nosso site com as principais novidades. Leia a apresentação do projeto logo abaixo:
"O presente projeto tem como principal ação a culminância da disciplina Organização de Eventos, cujo estudo é vivenciado, atualmente, no 2º ano de “Turismo” da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa (Camocim-CE), disciplina esta pertencente ao currículo do eixo técnico do curso de Guia de Turismo das Escolas Profissionalizantes do Estado do Ceará. Oportunamente, os alunos da referida escola participarão como organizadores deste evento científico, cujo teor será compartilhado com outros alunos de escolas profissionalizantes da região, bem como com parceiros e empresários locais que tenham afinidade com o turismo. O evento será realizado durante os dias 02 e 03 de julho de 2010, em horários pré-estabelecidos, nos espaços da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa e no galpão da antiga Estação Ferroviária. Durante sua realização, acontecerão 03 (três) palestras, ministradas por estudiosos nas áreas de turismo, esporte e geografia, em suas relações, bem como 05 (cinco) oficinas temáticas voltadas para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. O principal objetivo do evento é fomentar o processo de aprendizagem dos educandos no que diz respeito à sua formação ética, profissional e humanística por meio da discussão dos temas Turismo, Esporte e Sustentabilidade."
Leia mais no blog do evento clicando aqui.

I Ciclo de Oficinas Técnicas do Curso Técnico em Informática

O Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, visa formar jovens profissionais competentes e capacitados dentro de sua futura área de atuação profissional. Ao observar as premissas já citadas, propõe-se um ciclo de oficinas onde os discentes do curso, neste momento, somente dos da segunda série, possam estar absorvendo de forma prática os conteúdo básicos de um profissional da área de informática, seja como instrutor de informática, seja como programador ou, ainda, como técnico de hardware. Certamente, os discentes, participantes, das oficinas irão responsabilizar-se de repassar para os demais discentes da escola, os conteúdos adquiridos nas oficinas.
A execução deste projeto está relacionado com a necessidade de inserir os discentes do Curso Técnico em Informática em situações de prática  profissional. A informática torna-se abrangente a cada dia, despertar nos discentes a importância deles, enquanto futuros profissionais desta área, é algo imprescindível para a continuação das temáticas a serem trabalhados em sala de aula. Para torná-los profissionais de informática, antes mesmo do estágio curricular obrigatório, é de suma importância submete-los à situações rotineiras próprias de um técnico em informática.  O apoio incondicional do Núcleo Gestor é que estar permitindo realizarmos estas oficinas.

Leia  o projeto na íntegra, clicando aqui.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quebec fere a lei comprando software proprietário

O governo de Quebec fere a lei e compra software da Microsoft sem considerar ofertas de outros fornecedores, declarou a corte superior da província.

A agência de contratos do governo agiu ilegalmente gastando CD$720.000, a partir do final de 2006, na migração de 800 estações de trabalho para softwares da Microsoft, incluindo Windows Vista e Office 2007, declarou o juiz Denis Jacques na cidade de Quebec. O governo não fez uma “pesquisa séria e documentada” por alternativas, o que deveria ser feito com qualquer despesa acima de CD$25,000, disse ele.
A decisão foi em relação à ação impetrada em março de 2008 por Savoir Faire Linux, uma pequena empresa baseada em Montreal, que trata de software de fonte aberta.
Jacques rejeitou os argumentos do governo, que disse que o software da Microsoft foi escolhido porque os funcionários já estavam familiarizados com ele, e que a mudança para uma plataforma diferente teria incorrido em custos adicionais. O governo também argumenta que a mudança para o Windows Vista foi um upgrade e não uma compra e, portanto, não precisam ser publicamente apresentadas.
A proposta foi feita, mas apenas aos distribuidores autorizados da Microsoft. O contrato foi dado à Compugen Inc., um fornecedor da Microsoft de Richmond Hill, Ontário.
A Savoir Faire Linux havia pedido que a compra fosse revertida, mas o juiz indeferiu o pedido alegando que a instalação do software fora concluída. Ele compensou a Savoir Faire Linux com a anulação dos custos da sua ação legal.
"Eles [o governo] deveriam ter emitido um pedido de propostas", disse o juiz."Nestas circunstâncias, não seria razoável cancelar retroativamente a compra, uma vez que não foi de má fé."
A empresa ficou satisfeita com a decisão, apesar de não ter conseguido reverter o contrato, e comemorou como uma grande vitória para o governo e para os contribuintes.
"O contrato não era realmente importante para nós ... O maior vencedor no caso é o governo de Quebec, porque agora está livre das garras de uma multinacional de feudos", disse o Vice-Presidente Executivo da Savoir Faire Linux. "Eles terão que seguir as regras de compra e não poderão mais passar por cima delas."
Funcionários do escritório da agência de contratos de Quebec não foram encontrados para comentar o assunto. A Microsoft disse que estava satisfeita porque o assunto foi resolvido.
"Embora este seja um assunto entre a Savoir Faire e o governo do Quebec, estamos satisfeitos que o contrato tenha sido mantido e que o tribunal considerou que a Microsoft agiu de boa fé", disse o porta-voz Cynthia Keeshan.

Fonte: BrOffice.org

terça-feira, 1 de junho de 2010

VI Evidosol e III Ciltec-Online

O Encontro Virtual de Documentação em Software Livre – EVIDOSOL – é um dos primeiros eventos, no Brasil, a ser realizado totalmente em ambiente digital e sincrônico (veja aqui um pouco da história desses eventos). A idéia de um evento como este é proporcionar discussões em torno da documentação em Software Livre em pelo menos duas esferas principais: a difusão de conhecimentos da área e sua formatação/adequação linguística pelos profissionais das Letras.
Partindo de relações colaborativas e cooperativas entre as comunidades virtuais do SL e a comunidade acadêmica, o projeto Texto Livre – grupo de pesquisa radicado na Faculdade de Letras da UFMG – volta-se para o suporte de documentação em Software Livre, o que, em menos de 6 meses de trabalho, lhe garantiu espaço entre os 16 finalistas ao Prêmio Brasil de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC 2006.
O objetivo de um evento como o EVIDOSOL é ampliar o debate em torno da documentação e trocas de experiências, além de refletir sobre novos e crescentes diálogos entre linguagem e tecnologia. Os trabalhos serão agrupados em torno das trilhas: divulgação de software livre, documentação em software livre, linguagem e tecnologia, hipertexto e produção textual no computador.
Esse encontro é uma oportunidade para colocar em cena estudantes, professores, desenvolvedores, escritores, voluntários de software livre, enfim, todos aqueles que têm como horizonte filosofias e práticas dinâmicas e solidárias na construção de alianças respeitosas entre os diversos campos de conhecimento.

Lançada edição n.14 da Revista Espírito Livre!

O aniversário da Revista Espírito Livre passou e conseguimos nos consolidar como uma publicação mensal de qualidade, respeito e querida pelos nossos leitores. A cada mês chegam mais e mais comentários nos incentivando a continuar, nos dando um feedback positivo em relação as matérias veiculadas nas edições, pedindo que por favor, diminuamos o número de páginas pois não está dando tempo de acompanhar tanta coisa. Considero este pedido em especial um elogio pois não é nada fácil manter uma publicação mensal, e se ela apresenta o leitor uma quantidade tão grande e rica de material que o mesmo não dá conta de acompanhar, sinal que estamos no caminho certo. Recomendamos porém que estes que não dão conta de ler tudo, que tenham calma, pois a edição não precisa ser devorada em um mês, recorra a ela sempre que necessário. Tivemos algumas baixas em nosso time, mas também ganhamos vários novos colaboradores. Nossa equipe vai se renovando e se fortalecendo a cada dia, prova de nosso amadurecimento e empenho diário em entregar aos leitores uma publicação de qualidade e gratuita.