sexta-feira, 30 de abril de 2010

Revista BrOffice.org 11

O planejamento desta edição da Revista BrOffice.org, que tem como premissa ser uma publicação temática, iniciou com um foco: dar ao leitor uma visão abrangente sobre o IV Encontro Nacional BrOffice.org. Mas, uma grande novidade impactou a comunidade: a Petrobras iniciou a implantação do BrOffice.org em 90 mil máquinas da entidade, contemplando cerca de 100 mil usuários. O assunto é tema de reportagem que a Revista BrOffice.org traz com exclusividade aos leitores. Além da matéria de capa e da reportagem completa sobre a implantação do BrOffice.org na Petrobras, o leitor está convidado a ler o artigo do cientista social Maiko Rafael Spiess; uma entrevista reveladora com o Professor Gilberto Gomes de Figueiredo do Senai-MT e muito mais. Boa leitura! e Não deixe de nos enviar suas críticas e sugestões para que possamos melhorar ainda mais a nossa Revista: revista(a)broffice.org. 

Clique aqui para baixar a revista.

Lançada edição n.13 da Revista Espírito Livre!

E cá estamos na edição de número 13, a edição de aniversário da Revista Espírito Livre. 12 meses se passaram em meio a alegrias e tristezas, dificuldades e tantos outros acidentes de percurso. Mas resistimos e mais fortes do que nunca nos firmamos junto a nossos leitores, que a cada mês esperam por uma nova edição.
Nestes 12 meses tivemos muitas presenças ilustres em nossas páginas, nacionais e internacionais, algumas mais populares, outras nem tanto, mas todas de alguma forma, contribuindo para a democratização da informação através de matérias, relatos, tutoriais, entrevistas e o que mais couber em nossas páginas.
Nesta edição trazemos em nossa capa, um grande e imponente GNU, mascote de um projeto que ao longo dos anos vem se fortalecendo através de novos colaboradores e nossos sub-projetos. O Projeto GNU e a Free Software Foundation fazem parte do cotidiano de muitas comunidades e seus representantes, em especial a figura de Richard Stallman, nosso entrevistado juntamente com Brian Gough, que fazem do projeto GNU e a FSF, parte de nossas vidas. Stallman é amado por muitos e odiado por outros, mas sempre está alí, presente e ativo em sua posição de evangelizador e um ícone da comunidade de software livre mundial. Stallman e Brian Gough, também do Projeto GNU, concederam uma entrevista bem interessante a nossa equipe, brilhantemente representada pelo colunista Alexandre Oliva, ativista conhecido por aqui em nosso Brasil, e no restante da América Latina também. Os entrevistados esclarecem diversas dúvidas e questões que sempre povoam o imaginário de muitos membros das comunidades de software livre.
Krix Apolinário, juntamente com Alexandre Oliva, Cesar Taurion, Cárlisson Galdino e Roberto Salomon trazem cada um em sua coluna, do seu jeito, excelentes contribuições. Não somente os colunistas, mas também todos os outros colaboradores, cada um a seu modo, contribuiu com uma parcela para que tivéssemos uma edição dígna de edição de aniversário. A capa, é arte do Cadunico, nosso artista. Walter Capanema e Luis Henrique Silveira apresentam dois artigos apresentando aspectos jurídicos de duas situações bastante polêmicas. Capanema trata da pirataria enquanto Luis Henrique fala da nova licitação do Programa Professor Digital, amplamente coberto pelas mídias e assunto do momento. Além da entrevista ligada ao tema de capa, conversamos Juliana Kryszczun conversou com Luciano Ramalho, desenvolvedor em Python. Jomar Silva, sem papas na língua, declara a morte das suítes de escritório, mas com um enfoque bastante consciente e fundamentado. Patrick Amorim fala sobre a Tecnologia PLC, que provê banda larga através da rede elétrica. E que tal controlar a proteção de tela do seu computador através de bluetooth? Marcelo Moreira Mello mostra o caminho das pedras. Filipo Tardim também apresenta como fazer uma remasterização do Ubuntu, do zero. Enquanto Wagner Emmanoel faz um review sobre a nova edição do Ubuntu que deve ser liberada essa semana. Igor Morgado também traz um artigo bem interessante sobre gerenciamento de redes enquanto Francilvio Alff fala sobre gestão do conhecimento e ferramentas wiki. Eliane Domingos e Igor Morgado, ambos da Gnutech, meus agradecimentos, que também se extendem a nossos parceiros que estão sempre nos ajudando.
Carlos Eduardo (o nosso artista) também mostra em um tutorial bem interessante como criar um fantasma utilizando o GIMP. Assombroso! E outro Carlos Eduardo, que não é artista mas um escritor de mão cheia, juntamente com a própria Revista Espírito Livre apresenta seu livro intitulado Ubuntu – Guia do Iniciante, que será lançado nesta semana, juntamente com o lançamento oficial do Ubuntu 10.04. Todos os outros colegas que contribuiram com materiais mas que não listados aqui não foram esquecidos, aliás serão lembrados sempre por mim e por nossos leitores que a cada mês fazem o download das edições com sede de conhecimento. Meus sinceros agradecimentos a todos vocês. Vocês ajudaram a construir uma edição recorde em número de páginas e em conhecimento.
E agora é a hora de soprar a velinha! Eu já fiz meu pedido. Você já fez o seu?!

Clique aqui para baixar a revista.

FISL 11 - Porto Alegre - RS

O Fórum Internacional Software Livre (fisl) é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo.
Promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org – ASL, o fisl se tornou um ponto de encontro anual, de pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo para debates técnicos e estratégicos sobre o desenvolvimento e o uso do Software Livre.
O fisl conta com a participação de empresários, gerentes e administradores de grandes estatais e multinacionais, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais das áreas privada e pública, bem como o público em geral.
Neste ano, o 11º Fórum Internacional Software Livre – fisl11, acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, em Porto Alegre - RS – Brasil.

Fonte: Fisl11

Foi lançado o Ubuntu 10.04

Trata-se de uma versão LTS, com ciclo de suporte mais longo, mas isso não significa que ela virá com menos novidades – começando pela aparência, com novo tema básico, novas cores, e até mesmo o polêmico novo posicionamento dos botões de minimizar, maximizar e fechar as janelas – ou, como diz o título da matéria no Ars Technica, com menos marrom.
Mas as novidades não estão só no visual. O boot está mais rápido, o driver open source (com aceleração 2D) Nouveau agora é o default para placas NVidia, o armazenamento on-line com o Ubuntu One permite incronizar qualquer pasta do seu home, a loja de músicas funciona no Brasil, o conjunto default de pacotes instalados mudou, e muito mais – recomendo a análise do Ubuntu 10.04 publicada pela PC World para conhecer os detalhes, e o post do Lifehacker para alguns destaques das principais novidades!
O roteiro de pós-instalação publicado pelo Prof. Marco André também é leitura recomendada para quem estiver fazendo o download, para ver se algum dos pontos abordados por ele pode se aplicar também à sua instalação.
A página oficial de downloads está à sua disposição, há uma página com fartura e variedade de links específicos para downloads e os links via BitTorrent são os mais recomendados para privilegiar a sua velocidade de download e a capacidade dos servidores – se tiver dúvida sobre qual a versão mais adequada ao seu equipamento, é provável que uma versão desktop-i386 funcione nele, que uma versão amd64 tire proveito de recursos adicionais se você souber que seu micro é de 64 bits, e que a versão “netbook live image” permita testar o funcionamento no seu netbook, e instalar se você ficar satisfeito.
Para quem prefere, a lista oficial de mirrors inclui 3 sites brasileiros com a atribuição oficial de manter as imagens ISO do sistema: LAS Unicamp, Edugraf UFSC e Globo.com, mas o grau de atualização deles pode variar.

Fonte: Br-Linux.org

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ubuntu LTS 10.04 terá curso de certificação

A Canonical está planejando oferecer um projeto próprio para certificação do Ubuntu 10.04 LTS, que estará disponível esta semana. O projeto terá início em junho, momento em que os alunos começarão os estudos, com fim previsto para outubro. Os participantes ganharão o Ubuntu Certified Professional. A iniciativa levou em conta a procura dos parceiros de treinamento da Canonical e estudantes por conteúdo mais específico do sistema. O valor do curso ficará entre US$300 e US$350. Os interessados deverão enviar um currículo e objetivos que o levaram a se interessar pelo curso. A página oficial do Ubuntu oferece mais informações sobre o curso.
 Fonte: OlharDigital

domingo, 25 de abril de 2010

Fomos ao Flisol 2010/Sobral - CE

Com o objetivo de promover e difundir o software livre é que foi realizado no sábado (24/04/10) o FLISOL 2010. Aqui no Ceará ocorreu em três cidades (Fortaleza, Quixadá e Sobral), fomos para Sobral por ser mais perto. Nossa caravana saiu com 30 alunos sedentos para aprender mais sobre Linux, o evento foi bastante interessante, teve como organizador a UFC, na pessoa do professor Wendley Souza, coordenador do curso de Engenharia da Computação da referida instituição. Veja nossas fotos aqui.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Alunos da EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa participam de evento Internacional.

Com o objetivo de inserir os alunos da EEEP de Camocim em eventos dentro da área de informática, é que o professor Cícero Pinho Rocha (Eu! k k k), estar levando pela segunda vez, neste mês (Abril/2010), os seus alunos do 2° ano do Curso Técnico em Informática, para um evento dentro da área de informática. Desta vez, o destino é a cidade de Sobral, para o Festival Latino-americano de instalação de Software Livre (FliSol), que acontecerá na UFC/SOBRAL, no próximo dia 24/04. O referido evento é muito importante para estes alunos, pois o mesmo trará enfoques de tecnologias, sobretudo, no mundo do software livre. Assim como no evento já divulgado aqui neste blog, os alunos irão em ônibus próprio adquirido pelo Goverdo do Estado do Ceará. Como sempre estamos contando com o apoio incondicional do Núcleo Gestor da Escola, na pessoa do diretor professor Paulo Sérgio. Aguardem novidades...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bombono: crie seu próprio DVD

Bombono DVD é um programa de criação de DVD para Linux. Ele é fácil de usar e tem uma interface gráfica bonita e limpa (GTK). Serve como uma alternativa aos gravadores de mídia mais famosos. É um projeto novo e muito promissor pois teve sua estreia somente em Julho de 2009. Mas já conta com um repositório PPA para instalação em todas as versões do Ubuntu Linux e pacotes para todas as outras distribuições Linux disponibilizados na página oficial do projeto.

Estudantes começam a receber 150 mil computadores portáteis

Começa nesta quinta-feira, 15, a distribuição do primeiro lote dos laptops educacionais do programa Um Computador por Aluno (UCA). Na primeira etapa serão distribuídas 33.765 máquinas para 85 escolas em 10 estados. Até o final do ano, o Ministério da Educação entregará 150 mil computadores portáteis para alunos de 300 escolas da rede pública de ensino. A distribuição começa por Tiradentes (MG), um dos cinco municípios nos quais todas as escolas receberão o computador portátil. Serão beneficiadas seis escolas municipais e uma estadual que totalizam 1.172 alunos.


domingo, 18 de abril de 2010

Fomos à IX Bienal Internacional do livro.

Participar de eventos seja formativos, seja expositivos deve ser básico para qualquer instituição, para instituições educacionais isto se faz mais necessário ainda. A escola EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, de Camocim, se fez presente na IX Bienal internacional do livro do Ceará, em Fortaleza. Esta ação se dar como parte do Projeto Visitação Escolar da SEDUC/CE, o referido evento é uma ação cultural do Governo do Estado do CE, sendo promovido pelo SINDLIVROS. Foi um evento bastante importantes para nós professores. Veja mais fotos aqui.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fomos ao IV ENBRO


Após ampla divulgação na mídia local, regional e nacional, os alunos da EEEP Mons. Expedito de Silveira de Sousa de Camocim, partiram para participarem do IV ENBRO (Encontro Nacional do BrOffice.org), às 03h00min de Camocim com destino à Fortaleza. Toda viagem aconteceu na mais tranquila paz, os alunos comportaram-se como verdadeiros cidadãos educados, tudo isto se deve à filosofia da escola que trata de forma bem interessante o aspecto humano do indivíduo. Tudo isto fizeram merecedores à elogios por parte da organização do evento. Os alunos demonstraram-se empolgados com evento e anotaram todas as informações necessárias para torná-los grandes profissionais. Estamos conscientes da missão cansativa, porém, gratificante de levá-los para um evento desta grandeza. Clique aqui para ver mais fotos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ceará tem o maior número de inscritos.

O Estado do Ceará lidera sozinho com mais de 450 inscritos a corrida pelo direito a sortear um netbook entre os presentes no segundo dia. O segundo colocado é o estado de São Paulo, com mais de 180 inscritos, seguido de perto por Piauí com 175. Mas qual será o segredo para que o Ceará fique tão distante do segundo colocado? Já noticiamos aqui uma iniciativa que pode ser uma pista: http://encontro.broffice.org/enbro4/alunos_fortaleza_excursao_enbro. E agora temos outra iniciativa parecida. Caravanas, este é o segredo do Ceará? Pode ser. A outra caravana vem de Camocim, uma cidade que fica a 360 km da capital. São 30 alunos do curso técnico em Informática da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Souza. Motivados pelo professor Cícero Pinho Rocha, os alunos se dizem muito ansiosos e sabem das dificuldades que irão enfrentar para chegar até a capital. Para o professor Cícero, essa ansiedade é por causa da magnitude do Encontro Nacional BrOffice.org. "A escola utiliza a suíte BrOffice.org por fazer parte das políticas de reestruturação de software do estado, os alunos ficam esperando encontrar grandes novidades que possam ser socializadas com os demais discentes", conclui o Professor.


terça-feira, 6 de abril de 2010

Sincronizando arquivos entre Máquinas de uma rede doméstica

Depois que construi uma rede wireless em casa sempre tive a necessidade de ter os meus dados no Desktop e nos deois laptops, porém, sempre foi muito complicado pois teria que estar copiando todos os dados da pasta desejada etc. Após muito procurar encontrei o FreeFileSync, que como o próprio nome diz é free. O legal dele é que você pode sincronizar desde um arquivo até todo um disco é muito legal mesmo!!! Para baixá-lo é só clicar aqui

Saiba qual a distribuição Linux ideal para você

Uma das características do GNU/Linux é a variedade de distribuições que existem, e, claro, cada um direcionado a um público diferente. Temos distribuições para gamers, servidores, segurança, vídeo e edição de som, automação de escritórios, entre outros. Por isso, certamente, um usuário que usa o computador para navegar na Internet, ouvir música e conversar não precisa dos mais de 18.000 aplicativos dos três DVDs do Debian. Para saber qual a distribuição Linux ideal para você, faça esse teste disponível em 25 línguas diferentes com uma série de perguntas para nos ajudar a escolher a distribuição mais adequada para nós.

Teste

Para começar o teste, clique aqui e escolha a língua que desejar. Respondendo todas as questões, o resultado será dado. Boa sorte!

Como recuperar arquivos apagados no Linux

No Linux, devido os sistemas de arquivos ext3 e ext4, quando você exclui um arquivo, na realidade, a informação não é removida. Ela é simplesmente ignorada, como se não estivesse lá. Apenas quando o espaço em disco é necessário para um outro arquivo, a informação é removida. Isto é, a informação ainda está lá, mas não na lista de arquivos, continuará lá até que você leve um outro arquivo ao endereço do espaço ocupado pelo arquivo que foi excluído.