quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O que é Branding 3.0?

O que é Branding 3.0 / What is Branding 3.0 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

SeaBird: Celular da Mozilla

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Onde se esconde o WikiLeaks?

O site Lostateminor publicou fotos incríveis da empresa que hospeda o site WikiLeaks. O escritório na verdade é um bunker, uma instalação fortificada 30 metros abaixo da terra da época da Guerra Fria. O local fica em Estocolmo, na Suécia, e foi todo reformado para abrigar o projeto de Julian Assange, um dos homens mais polêmicos dos últimos tempos.
Nas fotos abaixo dá pra ver o ambiente futurista e secreto em que os homens do WikiLeaks trabalham.

 Fonte: Olhardigital



como está o mercado de TI no Brasil?

"O crescimento do setor de tecnologia proporcionalmente vai ser ainda maior do que ele é hoje em relação ao PIB do país como um todo", afirma Roberto Mayer, presidente da Assossiação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
A expectativa é que só o Pré-Sal deva gerar cerca de 500 mil vagas de emprego até 2020. Segundo análises de mercado, a área de tecnologia, e em especial as engenharias, vai dominar pelo menos 70% das vagas criadas pela descoberta do Pré-Sal. E mais: explorar petróleo nessas áreas vai ser um grande desafio para o Brasil, já que quase toda a tecnologia é nova, experimental ou sequer foi desenvolvida ainda. "Você também tem uma demanda muito grande de como fazer a gestão de uso de tecnologia. Então essa área de gestão de tecnologia também vai demandar bastante gente", como explica Alberto Luiz Albertin, coordenador do Centro de Tecnologia da FGV.
Do petróleo para o esporte: a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos devem injetar nada menos do que R$ 130 bilhões na economia brasileira. Isso também significa a geração de mais vagas de emprego e, mais uma vez, a área de tecnologia vai ser contemplada com diversas oportunidades. Apesar disso, a carência de mão de obra pode se agravar no futuro, segundo Albertin. "Essa carência vai ser coberta boa parte conosco e outra parte com terceirização, o que já não é nem tendencia, é fato. O outsourcing, seja ele interno ou fora do Brasil, também vai ser acelerado nessa época".
A exploração do Pré-Sal ainda está começando e faltam alguns anos para Copa e Olimpíadas, ou seja, ainda dá tempo de você pegar o bonde, mesmo que trabalhe em outra área, como explica Roberto Mayer. "As empresas do setor, em função da falta de profissionais, não estão preocupadas com  a formação e em que momento ela ocorreu, mas com o conhecimento que a pessoa tem".
 
 Fonte: Olhardigital

Dicas para comprar seu novo computador

Bom, escolher o formato que mais se adapta ao que você precisa é só o primeiro passo. A partir daí existe toda a “alma” do computador: a configuração da máquina. Vamos começar pelo processador. Mais importante de tudo é saber se a linha do processador é compatível com os novos lançamentos da indústria. Hoje, o ideal é escolher um processador com dois núcleos, para usuários domésticos que usam aplicativos leves, os processadores com dois núcleos são mais do que suficientes para que os programas rodem sem aqueles travamentos chatos. Nessa seara, a melhor opção é o Core i5.
Outro fator relevante na hora de escolher um micro, é a memória RAM. De nada adianta um processador super rápido, de vários núcleos, se não houver memória suficiente. Dois giga de memória RAM normalmente satisfazem a maioria dos usuários domésticos. Para uso profissional, ou para games, é bom pensar em muito mais.
Aqui vale um alerta: se você investir em mais de 3 Giga, o seu Windows precisa ser 64 bits. Os windows de 32 bits só reconhecem, o máximo 3 giga de ram. Se você usar Linux, ou se sua máquina for um MAC, qualquer quantidade vale. As placas de vídeo também merecem atenção especial. Hoje o processador gráfico integrado – a chamada placa onboard – satisfaz a maior parte das necessidades.
Fonte: Olhardigital 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tianhe-1A: o computador mais poderoso do mundo

O Tianhe-1A tem uma capacidade de processamento de 2,67 petaflops, o que significa que é capaz de fazer 2,67 quadrilhões de cálculos por segundo. Veja a lista dos dez maiores do mundo. 

A 36ª lista divulgada neste domingo pela organização TOP 500 Supercomputing Sites, confirmou o Tianhe-1A, da China, como a máquina mais rápida do mundo, à frente do Jaguar, máquina do departamento americano de energia, que liderava o ranking anterior e agora está na segunda colocação. 

O Tianhe-1A, que começou a operar no final de outubro, tem capacidade de realizar 2,67 quadrilhões de cálculos por segundo, ou 2,67 petaflops/s. A supermáquina ocupa uma área de mil metros quadrados e realiza em um dia a mesma tarefa que um computador convencional demoraria 160 anos para fazer. A máquina reúne nada menos do que 7.168 servidores trabalhando em conjunto.

O computador chinês chegou a ter sua performance questionada por especialistas, que chegaram a dizer que o computador possui grave incompatibilidade de software e hardware, que impede, por exemplo, seu uso para fins militares.
Nas dez primeiras colocações da lista ainda aparecem megacomputadores do Japão, da França e Alemanha. Veja na tabela abaixo a lista dos dez computadores mais rápidos do mundo.  

Fonte: epocanegocios

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Arduino: robótica para iniciantes


O Arduíno é essa plaquinha aqui. O hardware é opensource, e conta com uma comunidade colaborativa com mais de 20 mil pessoas em todo o mundo. O grande barato dessa técnica é a facilidade para se criar sistemas que podem ajudar no dia-a-dia das pessoas. Já pensou, por exemplo, em alimentar o seu animal de estimação à distância?

"Você pode brincar com coisas simples, tarefas de casa, como um alimentador automático para o seu animal de estimação. Com um simples timer, mais uma montagem eletrônica de um pote, você alimenta o gato basicamente automaticamente. Se você for um pouco mais curioso, você consegue conectá-lo ao Twitter e, a partir da sua casa, você twitta para a conta do seu gatinho e alimenta o gato. Ou você fica sabendo quando não tem comida e manda um sinal e alimenta. Isso com um pouco mais de curiosidade, não é uma coisa muito difícil", explica o físico e especialista em Arduino, Radamés Ajna Silva.

Uma ação bem curiosa aconteceu em um metrô na Suécia. A escada virou um teclado de piano. Ao pisar nos degraus, um som era emitido graças à integração com a plaquinha Arduíno. Essa é uma aplicação profissional, mas qualquer pessoa pode entrar nesse mundo da robótica. O próprio Radamés é um exemplo disso. Ele é formado em Física e dá aulas de Arduíno para as mais diversas pessoas. Segundo ele, quem mais procura se aprofundar nessa técnica são músicos e  profissionais que trabalham com arte digital. E, acreditem, até crianças já estão se aventurando.

"Há crianças de 10 a 12 anos que já usam o Arduino para automatizar bonequinhos de pelúcia, por exemplo. Então com uma professora orientando você cria uma ideia do que você quer que o rato faça quando interagir com o bonequinho. E a parte mais complicada a professora faz, por exemplo. Mas qualquer um, de todas as idades, desde os mais velhos que querem fazer um hobby, o arduino permite isso", exemplifica Radamés.

André Bandeira também é iniciante nesse mundo da robótica e eletrônica. O músico desenvolveu um sistema baseado em Arduíno que o auxilia quando está no palco ao vivo, apresentando seu trabalho.

"Eu mexo com música eletrônica, então posso usá-lo como controlador, com interface para usar música eletrônica ao vivo, que é um problema da música eletrônica, de você ter que fazer coisas pré-gravadas. E com o arduino isso te permite tocar os instrumentos de maneiras diferentes, tocar por sensor de distância, controlar o som ao vivo por meio dessa conversão analógica/digital", esclarece o músico André Bandeira.

Se você está preocupado com o investimento, fique tranquilo. Essa prática não vai consumir todas as suas economias. Basta um computador com sistema operacional Windows, Mac ou Linux, porta USB e um software dedicado. Aí você pode fuçar na caixa de ferramentas de casa e brincar com LEDs, componentes eletrônicos e motores.

"Não é uma técnica difícil, é uma técnica que tem que gastar algum tempo para ter linguagem com isso, porque você tem que programar alguma coisa. Então você tem que gastar tempo com a linguagem, aprender a falar um pouco nisso, mas não é muito difícil. Em relação à eletrônica é a parte mais fácil", dá a dica Bandeira.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Kazam: faça vídeos de seu desktop no Ubuntu Linux

Screencasts são vídeos do que se passa no monitor. Quando queremos mostrar como se faz algo, é mais simples mostrar do que explicar. Agora os apresento o Kazam. Esse grava seu desktop em vídeo mesmo. E uma das funcionalidades dele é a possibilidade de exportar de imediato o vídeo para o Youtube. Ele possui as funcionalidades básicas para captura de screens e áudio para edição de vídeo no Pitivi, caso necessite. Para instalar o Kazam no seu Ubuntu Linux, cole o comando abaixo no terminal.
sudo add-apt-repository ppa:and471/kazam-daily-stable && sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade && sudo apt-get install kazam

Imagem: Peopleware

Fonte: MeuPinguim

Mercado Linux crescerá 17% ao ano até 2013

De acordo com a IDC e com uma análise feita desde o início de 2009,  o mercado Linux deve crescer cerca de 17.6% ao ano até 2013. O estudo realizado com quase 1.000 empresas (726 usuárias de tecnologia e 138 fornecedores de soluções de TI) revelou que nas instituições com mais de 10 funcionários, 50% não usam o software open source, número que não passa de 10% nas que têm mais de 100 trabalhadores. Entre as empresas que utilizam softwares gratuitos, o Linux é o mais recorrente, marcando presença em 11,9% das empresas usuárias de tecnologia e 12,9% nas fornecedoras de TI . O Firefox vem logo em seguida, com 11,1% de aderência  nas empresas utilizadoras e 8,5% nas fornecedoras de soluções. Já em terceiro lugar está o MySQL,  escolhido por 10,5% e 10%, respectivamente.  O sucesso do software livre no mercado, de acordo com analistas, se deve principalmente à crise financeira que levou muitas empresas a adotarem recursos de trabalho mais baratos.
 
Fonte: OlharDigital

Você já viu o cartão de crédito da Linux?

O cartão de crédito da Fundação Linux já está disponível para consumidores americanos que quiserem apoiar a iniciativa e os produtos da organização. Funcionando sob a bandeira Visa, o cartão surgiu da parceria entre o banco UMB e a CardPartner, uma empresa que permite que ONGs criem seus cartões de cédito para arrecadar fundos. O cartão possui dois modelos diferentes, ambos com o Tux, o pinguim símbolo da Linux, na frente. O cartão não possui taxa anual e o usuário ganha pontos conforme o uso que poderão ser usados em passagens aéreas e loja parceiras. Cada ativação de um cartão dará US$50 para a fundação Linux, que também receberá uma pequena porcentagem das transações feitas com ele. Infelizmente, o cartão provavelmente não estará disponível fora dos Estados Unidos, segundo a Linux, pela dificuldade de encontrar parceiros em outros países.

Fonte: OlharDigital

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lançamento de Revista especial BrOffice.org

Tema central, The Document Foundation e LibreOffice

A comunidade BrOffice.org lançou nesta quarta-feira, 13, mais uma edição da publicação institucional. A revista aborda no tema de capa os bastidores do lançamento da The Document Foundation, uma fundação sem fins lucrativos cujo objetivo é continuar o desenvolvimento do OpenOffice.org, agora LibreOffice, norteado pelos princípios de liberdade inicial do projeto.
“Planejamos esta edição com o objetivo de comemorar os 10 anos desta suíte de escritórios líder no mercado entre as opções livres. Entretanto alguns acontecimentos forçaram uma mudança de estratégia e o foco principal da edição passou a ser a The Document Foundation e o LibreOffice", explica Luiz Oliveira, editor da revista.
A edição 15 da Revista BrOffice.org traz ainda uma tradução do manifesto mundial lançado hoje pela TDF, lançando um olhar para os próximos 10 anos
no desenvolvimento e amadurecimento do LibreOffice. Vários depoimentos de personalidades e empresas ao redor do mundo dão as boas vindas para a TDF. A revista traz também um excelente tutorial de instalação da versão Beta do LibreOffice em ambiente Linux com uma análise das principais novidades da suíte. Não deixe de ler, não deixe de participar da revista. Dúvidas, críticas e sugestões: contato(a)revistabroffice.org
 Clique aqui para baixar a revista

domingo, 19 de setembro de 2010

“Maddog” fala sobre a evolução do Linux e a geração de emprego e renda

Jon "maddog" Hall é o responsável pelo porte do Linux a outras plataformas além do padrão IBM-PC. Ao fazer com que a Digital enviasse para a Finlândia um computador com um processador Alpha, ainda em 1994, "maddog" deu início a um processo que, dentre outras coisas, fez com que o Linux esteja hoje presente em telefones celulares, sistemas embarcados, robôs e brinquedos. Além disso, "maddog" é um apaixonado pelo Brasil, país onde espera tornar reais alguns de seus sonhos.
Nesta entrevista exclusiva à Latinoware, "maddog" fala sobre as mudanças que viu em nosso país desde a primeira vez que esteve aqui, sobre a evolução do Linux e sobre a criação de emprego e renda.
Latinoware: Esta é a sétima edição da Latinoware, um evento que você ajudou a iniciar. Desde que você veio pela primeira vez ao Brasil, qual é a principal mudança que você notou em termos da adoção do software livre em nosso país?
Jon "maddog" Hall: Eu vim para o Brasil pela primeira vez em 1996. Naquele momento, o único lugar que eu realmente visitei foi São Paulo e a Universidade de São Paulo. A USP tinha um sistema de alto desempenho Beowulf, um cluster de computadores Linux, e o estava usando para a geração de gráficos computadorizados em tempo real e desenvolvendo, ao mesmo tempo, estudos de imagens de ressonância magnética. Eu penso que a maior mudança foi a adoção de software livre por empresas comerciais, grandes e pequenas, como uma coisa "normal" a ser feita.
LW: Quando você enviou as máquinas Alpha para o Linus, você tinha consciência de estar iniciando um imenso esforço de porte do Linux para outras plataformas?
MD: Sim, mas isto era algo que tinha que ser feito. Se o Linus tivesse ficado apenas com a plataforma x86 talvez nós não tivéssemos hoje o porte para os processadores ARM, Motorola, e teríamos que esperar muito mais tempo para o suporte a processadores de 64 bits. Isto não quer
dizer que outros portes não teriam sido feitos (e eles foram) fora do eixo principal do kernel, mas eu sinto que ter o código-fonte para os três principais processadores ajudou na manutenção dos vários outros kernels. O porte do Linux para o Alpha não apenas forçou o sistema a ir para uma arquitetura de 64 bits em 1995, mas garantiu que todos os "Intelismos" no código fossem devidamente tratados.
LW: Você sempre preocupou-se com modelos de negócios viáveis para o software livre, com o uso do software livre para a geração de emprego e renda. Hoje você está trabalhando fortemente na disseminação do Projeto Cauã. Este é um sonho tornado real para você?
MD: O Projeto Cauã será o meu sonho tornado real quando ele criar milhões de empregos e as pessoas acatarem as promessas de economia de eletricidade e respeito ao meio ambiente do projeto ao mesmo tempo em que ele cria uma "bolha" de conectividade gratuita e sem fio que irá ajudar a resolver questões de inclusão digital. Até lá, o Projeto Cauã é mais um bocado de trabalho para uma pessoa que já trabalha bastante.

Fonte: Latinoware

ODF 5 Anos

Há exatamente cinco anos atrás, em 1 de maio de 2005, o OASIS aprovou o Format aberto de documentos 1.0 (Open Document Format – ODF 1.0) como padrão OASIS. Eu gostaria de dedicar uns poucos e breves minutos para refletir sobre esse marco, mas apenas isso. Estamos ocupados no trabalho no OASIS fazendo os últimos ajustes no ODF 1.2. Estamos nas nossas últimas semanas da revisão e que tem “todas as mãos na massa” para que possamos entregar as questões pendentes, dessa forma, podemos enviá-la para a revisão pública final. Mas espero que eu possa ser desculpado por um pequeno desvio para comemorar esse aniversário.
Não falarei muito a respeito dos 5 anos da aprovação do ODF 1.0. A ODF Alliance e seu “ODF faz 5 anos” [pdf] fez um bom trabalho com essa publicação. Mas gostaria de falar um pouco a respeito do ODF e porque foi tão importante ele ter aparecido no momento em que apareceu, e porque foi tão oportuno.
Para apreciar totalmente a significância do ODF é necessário compreender o clima do mercado no qual ele foi criado e, para entender isso, é necessário uma pequena história dos processadores de texto.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atualizações importantes no blog.

Caro visitante querendo manter nosso padrão informativo, criamos diversas páginas com vídeo aulas bastante interessante. Você irá encontrar diversas aulas para estudar e praticar, na grande maioria, utilizando software livre. Para acessar as vídeo aulas é só localizar no menu  do lado direito do blog, pois lá tem todas essas informações.

História do Linux

Microsoft Office versus BR Office

Reconhecimento de voz para BrOffice.org

A forma como o homem interage com o computador vem se modificando significativamente desde a década de 90, a partir da exigência por recursos mais sofisticados na computação. Nesse novo conceito, uma das diretrizes é de que os sistemas devem se adaptar às formas multi sensoriais pelas quais o homem se relaciona com o mundo, e não o contrário. Imagine produzir um texto inteiro sem precisar do teclado para digitar. É isso que pretende o SpeechOO, uma extensão de reconhecimento de voz para o OpenOffice.org. O projeto é brasileiro e open source. A ideia de desenvolver a ferramenta surgiu há cerca de quatro meses e foi lançada oficialmente durante o fisl11.
O projeto é dos pesquisadores Pedro Batista, que trabalha com aplicações de reconhecimento de voz dentro do Grupo FalaBrasil, e do pesquisador William Colen, responsável pelo Corretor Gramatical CoGrOO. Os dois juntaram as experiências e o resultado, ainda em fase de amadurecimento, é promissor.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Enucomp 2010

Na perspectiva de informar nossos leitores é que estamos divulgando, mas uma vez, um evento de informática, desta vez na cidade de Parnaíba, no Piauí. O evento intitulado ENUCOMP (Encontro Unificado de Computação em Parnaíba), encontra-se na sua terceira edição, e é realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Campus Parnaíba), Faculdade Piauiense, IFPI - Parnaíba e pelo Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela. O evento contará com palestras Mini-cursos e apresentação de artigos. Para maiores informações clique no logo do evento que se encontra no lado direito deste blog, como forma de divulgação.

domingo, 12 de setembro de 2010

Problemas com Alt + Tab no Ubuntu 10.04

Sabe, passei por um sufoco outro dia com o meu ubuntu 10.04: do nada as minhas teclas Alt+Tab (Alternadores de Janelas), ficaram sem utilização, fiquei desesperado! Porém, como um bom linuxista, que sou, comecei a pesquisar na net, e depois de muitas dicas não encontrei nada... O que fazer então? Nada! k. Um belo dia, verificando o menu sistema encontrei de forma genial a opção atalhos do teclado. Veremos o passo-a-passo da dica a seguir:
  1. Clique em Sistema > Preferências > Atalhos do teclado;
  2. Na janela que surgir procure a opção Gerenciamento de Janelas;
  3. Provavelmente, a opção Mover entre as janelas, usando uma janela instantânea esteja desabilitada, clique para habilitar a opção, e em seguida pressione as teclas juntas para habilitar.
  4. Pronto.
Valeu!!!

domingo, 5 de setembro de 2010

OpenShot: Movie Maker do Linux.

Sempre vejo as pessoas, principalmente meus alunos, falando que não gosta do linux por isto, ou por aquilo, no entanto, justificativas convincente que é bom nada. Infelizmente ainda não muito "grudado" no software proprietário. Tem uns que não muda para o linux por causa de um bendito Movie Macker, que faz parte do W., ah você sabem! Enfim, esta postagem diz respeito a estas pessoas: existe sim o MM para linux e até melhor que o proprietário é o OpenShot, pense num negócio bom. Logo abaixo tem um pequeno tutor de como instalar e começar a utilizar.
Utilizei o Ubuntu (minha distro preferiada), siga os passos abaixo e seja feliz:
  1. Clique em Aplicativos > Acessórios > Terminal;
  2. Digite sudo apt-get install openshot
  3. Depois de instalado vá em Aplicativos > Multimidia > Openshot Video Editor;
  4. A tela que vai surgir é semelhante à de logo abaixo (lembra-lhe algo? k): 
  5. Daí meus caros é só se divertir. Ah e aguardem que logo irei postar um tutor completo sobre a utilização dele:

II Fórum Amazônico de Software Livre - Fasol 2.0

sábado, 4 de setembro de 2010

Mas um conteúdo legal...

Desta vez encontrei um blog recomendadíssimo só de tirinhas. Bem legal lá vai a primeira:

Fonte: tirinhasconteudolivre

Mais uma derrota da Microsoft

A firma canadense i4i anunciou nesta terça-feira (11) que o órgão do governo americano responsável pelo registro de marcas e patentes (United States Patent and Trademark Office, ou USPTO) confirmou a validade de todas as alegações da patente 5.787.449 (‘449), que haviam sido contestadas pela Microsoft.
“Este é um passo bastante importante em nosso litígio contra a Microsoft. Posto de forma simples: a patente da i4i é clara e inequivocamente válida. Mesmo que a Microsoft tenha atacado a patente da i4i com todo seu arsenal, o USPTO concordou com a i4i e confirmou a validade de nossa patente”, disse Loudon Owen, presidente da i4i, na nota à imprensa. “A proteção de patentes e de propriedade intelectual é vital para pequenos investidores e pioneiros, como a i4i, especialmente quando confrontados por gigantes concorrentes como a Microsoft”.
Na mesma nota, Michel Vulpe, fundador da i4i, diz: “A i4i está naturalmente muito satisfeita com a decisão do USPTO. A patente foi pedida em 1994, o que representa uma jornada de 16 anos. As alegações de nossa patente foram extensamente examinadas pelo USPTO durante sua reavaliação e a decisão é uma retumbante confirmação e validação de sua legitimidade”.
Owen disse também que a patente da i4i infunde o uso da Extensible Mark Up Language (XML) e melhora dramaticamente a capacidade de estruturar dados desestruturados. Como a magnitude dos dados cresce exponencialmente, a patente representa uma ponte tecnológica crítica no controle e gerenciamento dos crescentes tentáculos dos dados e os converte em informação útil.
Histórico
Em março de 2007 a i4i processou a Microsoft pela intencional violação de sua patente sobre o XML. Enquanto aguardava o julgamento do caso, a Microsoft entrou no USPTO com pedido de reexame de certas alegações contidas na patente. Como resultado, o órgão conduziu um sério e detalhado reexame do pedido de patente e de suas alegações, agora reafirmadas como válidas.
Em 20 de maio de 2009 a Microsoft foi considerada culpada de infringir deliberadamente a patente da i4i. Em um julgamento final em 11 de agosto daquele ano, a empresa de Bill Gates foi condenada com mandado de segurança e a parar de vender ou importar para os EUA quaisquer produtos Microsoft Word capazes de abrir arquivos .XML, .DOCX ou DOCM contendo código XML personalizado, além de pagar indenização à i4i de mais de US$ 290 milhões. A Microsoft apelou sucessivas vezes na Corte de Apelações e perdeu todas elas. Tentou também anular a decisão judicial anterior, sem sucesso. Nesse processo, os advogados da Microsoft fizeram sucessivas menções a uma suposta “invalidação” da patente da i4i pelo USPTO enquanto as alegações eram reexaminadas. A confirmação da validade da patente da i4i deve agora encerrar definitivamente o caso.

Fonte: Infojoli

Mais um blog interessante....

Sempre fico procurando alguns sites, blogs, este tipo de coisa para poder estar atualizado, daí encontrei ubuntudicas, fórumubuntu, dentre outros, agora, recentemente, encontrei o blog do Olívio Farias (diga-se de passagem não o conheço) que é um blog bastante interessante. Então se você curte tecnologia, novidades em linux, etc; dar uma olhadinha lá, vale a pena! Tem o banner dele mais em baixo neste blog.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curso Técnico em Enfermagem

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
Clique na imagem abaixo para ampliar:
Fonte: MEC

Curso Técnico em Hospedagem

Atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercial critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.
Clique na imagem abaixo para ampliar:
Fonte: MEC

Curso Técnico em Guia de Turismo

Orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-os considerando as expectativas ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.
 Clique na imagem abaixo para ampliar:



Fonte: MEC

Curso Técnico em Informática

O aluno ao sair do curso Técnico em Informática deve ser capaz de desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executar manutenção de programas de computadores implantados.
Clique na imagem abaixo para ampliar:

Fonte: MEC

Sistema operacional para PCs vai se tornar irrelevante, diz criador do Linux.

O homem responsável por escrever as linhas mais influentes do mundo contemporâneo poderá, enfim, tirar férias no lugar de seus sonhos. “São apenas três dias em Fernando de Noronha, é tempo suficiente?”, pergunta o finlandês Linus Torvalds, 40 anos. As férias haviam começado oficialmente minutos antes, quando ele recebeu os aplausos das cerca de 800 pessoas que acompanharam seu discurso de abertura do LinuxCon 2010, em São Paulo. O evento reuniu programadores, distribuidores e entusiastas do sistema operacional livre Linux.
Torvalds escreveu as primeiras linhas de código de programação do núcleo do Linux em 1991, quando estudava ciências da computação na Universidade de Helsinque. “Era apenas um hobby. Ainda é um hobby, na verdade”, contou Torvalds em entrevista exclusiva ao G1. “O fato de que também é meu trabalho é, para mim, secundário. Eu ainda desenvolvo o Linux não porque me pagam, mas porque é a coisa mais interessante que eu me imagino fazendo.”
Vinte anos depois, o hobby do jovem “hacker”, que queria apenas ver se era capaz de criar seu próprio sistema operacional, é praticamente onipresente. Ele é a base da internet: mais de 50% dos computadores que armazenam e distribuem conteúdo da web utilizam o sistema.

Fonte: G1

O primeiro HD

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Revista BrOffice.org tem versão em inglês

As edições 1 e 9 da Revista BrOffice.org acabam de receber versão em inglês. As traduções da publicação brasileira foram criadas para apresentação no OpenOffice.org Conference, que acontece dos dias 31 de agosto a 3 de setembro, em Budapeste. O evento é o mais importante no calendário anual da comunidade internacional do aplicativo e reúne participantes de vários países para discutir os rumos do OpenOffice.org. Os arquivos estão disponíveis em espaço especial no site: http://broffice.org/magazine
A ideia é compartilhar com os participantes da conferência o exemplo de uma iniciativa de divulgação da ferramenta, além de envolvimento da comunidade. A suíte de escritórios de código aberto completa em outubro 10 anos de existência, registrando mais de 300 milhões de downloads. As versões traduzidas foram disponibilizadas nesta terça-feira, 31, juntamente com a edição 14, em português.
O lançamento das traduções marcam um novo passo no projeto: a internacionalização da Revista BrOffice.org. Criada como um canal de comunicação da comunidade brasileira, a publicação tem a missão de levar aos leitores não apenas notícias e reportagens sobre BrOffice.org, mas também dicas e tutoriais para auxiliar os usuários da suíte de escritório em suas tarefas cotidianas.
Conforme o grupo de voluntários na tradução, o resultado foi bastante satisfatório: “É um grande prazer e um privilégio fazer parte desse time” , diz o técnico em eletrônica e administrador, Paulo Souza Lima. Ao falar sobre a organização e envolvimento do grupo, o médico Rogério Luz, que foi um dos revisores, destaca: “Não tardou para eu ter não uma, mas duas revistas inteiras para fazer”. Para o administrador de redes Clóvis Tristão, a experiência provoca mais um desafio: “A minha intenção, para o futuro, seria a tradução para o Inglês de todas as revistas. E sendo mais ousado, lançamento das próximas edições nas versões em português e inglês”, conta.
A edição 1 da Revista, lançada em abril de 2007, tem como tema principal a história do BrOffice.org – projeto Brasil. A publicação chamou-se “Zine” até o número 9, quando o nome foi mudado para Revista BrOffice.org, como forma de vinculá-la mais fortemente à marca do projeto brasileiro. Publicada em novembro de 2009, a edição 9 faz um panorama sobre o uso do aplicativo em municípios do País, mostrando a importância do projeto para a economia, inclusão digital e social no Brasil.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rio Info discute "como ganhar dinheiro com software livre"

Em sua 8ª edição, o Rio Info 2010 - encontro anual de tecnologia e negócios - será realizado no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, de 31 de agosto a 2 de setembro.
Um dos destaques do econtro é o "Encontro de Negócios em Software Livre", que acontecerá dia 31 às 13h, cujo principal palestrante será Jon "maddog" Hall, diretor executivo da Linux Internacional.
Hall comandará o debate sobre "Como ganhar muito dinheiro com Software Livre".
O Rio Info 2010 também irá promover um Seminário Internacional sobre Interatividade Digital, que irá discutir o estágio atual da interatividade digital e as oportunidades que estão surgindo a partir da entrada de novos tipos de dispositivos no mercado. A adoção em diversos países do sistema brasileiro de TV Digital com seus diferentes perfis de interatividade, a onda do 3D e o HTLM5 são apenas alguns dos assuntos que serão abordados.
Para saber mais sobre o evento e ver a programação completa acesse o site www.rioinfo.com.br. 

Fonte: PortalTerrra

Problema com teclado no Ubuntu 10.04

Para os menos apaixonados pelo Software Livre, qualquer probleminha já é motivo de trocar para o Software Pago, e muitas vezes de forma pirata.
Encontrar um probeminha no software livre é igual a  perguntar que pode ajudar uma Modelo nua a atravessar uma rua, todo mundo quer ajudar. Sempre você encontrará um problema de configuração, de uso, etc; mas o mais importante é saber que você pode contar com uma comunidade muito grande que ajudam a manter um determinado software funcionando perfeitamente, seja com dicas seja com pacotes.
Tudo isto é para dizer que tive e tenho muitas dúvidas com o Ubuntu 10.04, porém nunca pensei em voltar para o SP, até dicas e soluções é só o que existe na internet. Um exemplo foi o meu teclado numérico que resolveu dar "pau", não funcionava nem com "reza braba", mas aí o São Google, ajudou-me mostrando a solução num fórum (http://ubuntuforum-br.org/), é mais simples do que eu imaginava. Para botar teu teclado numérico funcionando novamente siga os passos abaixo:
  1. Clique em Sistema > Preferências;
  2. Teclado > Aba Teclas do mouse > Desmarca a opção "Permitir controlar o ponteiro usando o teclado".
  3. Pronto!
Depois disto o teu teclado numérico voltarás direitinho!
E Salve o Software Livre!!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lançada a edição 14 da Revista BrOffice.org

A comunidade BrOffice.org lançou nesta terça-feira, 31, mais uma edição da publicação institucional. A revista aborda no tema de capa a exigência de conhecimentos sobre BrOffice.org em concursos públicos. Reportagem traz a visão de especialistas sobre a construção de uma carreira no setor público e mostra como os candidatos podem se preparar para as provas, com dicas de estudos e análise de questões que já caíram em concurso. Além disso, para auxiliar os leitores que procuram uma colocação no mercado de trabalho, a seção “Escritório Aberto” disponibiliza para download, gratuitamente, uma série de modelos de documentos.
“Planejamos esta edição com o objetivo de prestar um serviço aos nossos leitores e às pessoas que estão se preparando para concursos públicos. Vários órgãos estão exigindo esse conhecimento durante o processo de seleção, porque já adotaram o BrOffice.org como suíte padrão”, explicam os editores da Revista. A meta é colaborar com os usuários que estão conhecendo a suíte e estão de olho numa vaga no setor público. “Apesar de o BrOffice.org já estar amplamente divulgado, nossa missão é estar ao lado dos usuários, auxiliando-os para que tirem o melhor proveito do aplicativo e estejam preparados para o mercado de trabalho”, afirmam.
A edição 14 da Revista BrOffice.org traz em primeira mão uma novidade: uma extensão de reconhecimento de voz para o aplicativo. Ainda em fase de amadurecimento, o SpechOO é um projeto brasileiro e open source, que permite digitar textos no BrOffice.org por comando de voz. Entre as dicas e tutoriais, a publicação mostra como os usuários podem aproveitar ao máximo os recursos do BrOffice.org. Um exemplo é o tutorial que ensina a usar o Base para criar, organizar e gerenciar uma agenda de contatos. Para ter mais produtividade na edição de textos longos, dica apresenta configurações para trabalhar com duas janelas do mesmo arquivo ao mesmo tempo.

Clique aqui para baixar a revista
Fonte: BrOffice.org

Lançada edição n.17 da Revista Espírito Livre!

Esta edição apresenta a seus leitores um tema que já deixou de ser novidade, mas que conforme a evolução tecnológica se apresenta diante de nossos olhos, se torna uma pauta cada vez mais preocupante. Ao falar de TI Verde, diversos sub-temas nos veem a mente: reciclagem, economia de energia, uso sustentável de nossos bens, melhor utilização de nossos computadores, cuidados com o meio ambiente como um todo e não somente no que diz respeito a nossa “lixeira”. Será que estamos fazendo a nossa parte? Será que existe isso de “nossa parte”? Adianta fazer algo ou nos resta apenas assistir o fim?! As questões são muitas e nesta edição tentamos trazer, não respostas, mas reflexões sérias sobre estes e outros temas relacionados. Os conceitos de TI Verde já amadureceram bastante, a ponto de se criarem legislações específicas em certas ocasiões. Usuários e empresas já compreenderam que diante desta nova realidade, não basta sentar e assistir, é preciso que algo seja feito, já que muitos concordam que estamos em um caminho sem volta.
Nossa entrevista internacional da edição é com Kirk W. Cameron, criador do Granola, um software que gerencia de forma inteligente a energia utilizada por computadores, disponível para diversas plataformas, além de seu código ser aberto e gratuito. Bianca Oliveira faz reflexões sobre TI Verde, meio ambiente e Mercado. João Carlos Caribé fala sobre a matriz de forças da sustentabilidade e questões polêmicas envolvendo o tema. Ricardo Ogliari fala sobre TI Verde, sensores e computação úbiqua. Cezar Taurion, Yuri Almeida, Alexandre Oliva e outros colunistas fixos também retratam muito bem o tema  recorrente em nossos telejornais.
Além do tema principal, tivemos diversas participações que merecem ser citadas. Marlon Ferrari fala sobre Python no cenário empresarial, enquanto Otávio Santana fala sobre GWT, kit de ferramentas de desenvolvimento para aplicações web feito pela Google. Flávia Suares e Joelias Júnior falam sobre duas ferramentas interessantes para os usuários do Twitter: Lambitter e Twitradio. Wilkens Lenon fala sobre os mais diversos sabores do Software Livre, citando várias distribuições GNU/Linux e suas diferenças. Bruno Cezar Rocha fala do Web2Py, um framework para desenvolvimento web em Python, enquanto Igor Morgado trata de Gerenciamento de unidades no Linux. Além destes, outros também contribuiram e o meu sentimento é de muita gratidão com todos.
A Revista Espírito Livre enviou ainda um correspondente que trará notícias sobre a LinuxCon São Paulo, que ocorre nos próximos dias. Em breve teremos notícias de lá! Também estamos com palestra agendada na grade do FASOL 2.0, em Santarém/PA. Além disso, a Revista Espírito Livre está pipocando de promoções. Solicitamos que estejam atentos pois entramos em contato com os ganhadores apenas via email – o mesmo informado no cadastro de cada promoção. Também é interessante lembrar que se você já se inscreveu em uma promoção, pode se inscrever novamente em outras! A partir daí é torcer para ser sorteado.
Gostaria de agradecer a colaboração de toda a equipe e já adiantar o meu pedido de desculpas por não ter publicado todas as matérias que estão em nossa fila de tarefas. Estamos em busca de novos colaboradores, inclusive diagramadores que utilizem Scribus, para tentarmos agilizar diversos processos dentro da revista. Se você utiliza Scribus e quer contribuir, entre em contato!
Ah! Talvez seja hora de desligar o computador e plantar uma árvore…

Clique aqui para baixar a revista.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Plataforma para construção de rôbos com software e hardware livres será apresentada no LINUX IN RIO

Arduino é uma plataforma de hardware e software livres - com documentação em creative commons - onde entusiastas de eletrônica e programadores podem criar projetos no melhor estilo "faça você mesmo". Nessa palestra, Alvaro Justen, fará várias demonstrações de pequenos projetos com Arduino, além de um projeto de robô controlado por Wi-Fi, utilizando Arduino, motores, LEDs e um netbook; além da demonstração serão comentados os apectos gerais do código que, obviamente, é livre. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fabricante do BlackBerry compra empresa para fortalecer aplicativos

A RIM (Research In Motion), fabricante do BlackBerry, anunciou a aquisição da Cellmania, empresa com grande experiência em desenvolvimento e distribuição de aplicativos para dispositivos móveis.
"A Cellmania está animada em anunciar que nossa companhia é agora parte da Research In Motion", afirma a empresa, em seu site. "Nossa equipe se uniu à RIM e continuará trazendo ao público sua experiência, com aplicativos para a plataforma BlackBerry."
Entre os clientes da Cellmania estão AT&T, Sprint e T-Mobile, além de várias outras operadoras. A vantagem que a companhia pode dar à RIM é o fato de possuir vasta infraestrutura e parceria com diversas empresas e desenvolvedores em todo o mundo, aceitando submissões de aplicativos em uma região consideravelmente maior que a coberta pela fabricante do BlackBerry anteriormente.
A Cellmania afirmou que continuará com a assistência à sua atual base de clientes, mesmo depois de integrada à RIM.

Fonte: FolhaOnline

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como bloquear pastas ou diretórios no Linux

Em muitas ocasiões, o seu computador pode ser usado por outra pessoa. Se houver algum material nele que você não quer que as pessoas vejam, você pode bloquear o acesso delas às pastas que contém esse material. Como a maioria dos seus amigos não é usuário de Linux, uma simples mudança de permissões de arquivo faz o trabalho.

Mudança de permissões

Vamos dizer que eu queira proteger algumas coisas pessoais em uma pasta chamada “porn” (bem sugestivo o nome, hein?). Então vamos alterar o proprietário dessa pasta para o usuário root ou administrador do sistema. Use o comando abaixo já como root.
# chown -R root:root porn/
Uma vez feito isso, o dono da pasta já é o usuário root mas outros usuários podem ainda acessar e ler os arquivos. Se você quiser restringir também a abertura do diretório, ou seja, bloquear completamente o acesso, então basta mudar as permissões usando o seguinte comando como root.
# chmod -R 700 porn/
Uma pessoa com algum conhecimento técnico de permissões Linux ainda pode mudar a coisa toda de volta mas somente se ele souber a senha da sua conta root.

Fonte: MeuPinguim

Alterando permissões com o chmod

Para alterar as permissões de uma pasta, de um arquivo ou até mesmo de um lote de pastas ou arquivos ao mesmo tempo, podemos utilizar o comando chmod. Muita gente já o conhece, mas apenas através de operações do tipo “copiar e colar” no terminal e não sabem nada mais além disso. Vamos agora aprender um pouco do comando chmod e como são feitas as alterações de permissões.

Fonte: MeuPinguim








Na média, salários de cargos de TI aumentam

Um estudo recente feito pela empresa de recrutamento Robert Half aponta que os salários de profissões de TI no Brasil estão subindo e os destaques são para os cargos de gestores e analistas de negócios.
Um gerente de TI iniciante de médias e pequenas empresas ganha entre R$10 mil e R$15 mil, enquanto em grandes empresas o valor sobe para R$11.5 mil a R$17 mil.
De acordo com o relatório, um analista de negócios possui salário em pequenas e médias empresas variando entre R$2.5 mil e R$4.5 mil. Nas grandes empresas, o valor sobe para R$3 mil a R$5 mil.
Já um diretor de TI iniciante de pequenas e médias empresas, por exemplo, possui salário entre R$10 mil e R$15 mil. Em 2009, o salário estava entre R$9 mil e R$13.5 mil. No caso de grandes empresas, o salário está entre R$ 18 mil e R$ 22 mil para profissionais com até dois anos de experiência.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lançada edição n.16 da Revista Espírito Livre

“Sorria, você está sendo filmado…” Esta frase é sempre lida em diversos locais que visitamos, como bancos, supermercados, shopping center, etc. E na internet? Como é atualmente ou como deveria ser? É uma polêmica que gira em torno de diversos aspectos jurídicos, constitucionais, passando pela opinião pública, pedofilia e tantos outros assuntos que se envolvem nos noticiários. Fica aí a pergunta: Ao navegar pela Internet, estou realmente seguro? Estou seguro de quem? Dos bandidos ou dos órgãos reguladores? Questionamentos como estes são por diversas vezes citados nas matérias desta edição, que foi concebida em tempo recorde, afinal, se passaram pouco mais de 15 dias do lançamento da edição de número 15.
Tivemos a oportunidade de trazer 3 conhecedores do assunto principal abordado nesta edição. João Caribé é conhecido por ter dado o pontapé inicial no Mega Não, e como os leitores perceberão, Caribé é bastante enfático no assunto. Trouxemos ainda duas professoras da área jurídica para debaterem assuntos que também nos dizem respeito: Ana Amelia Menna Barreto fala dos novos paradigmas da propaganda eleitoral na Internet, enquanto Sabrina Felizzola Souza aborda os dilemas jurídicos da privacidade na Internet. Além dos entrevistados, vários outros colaboradores da comunidade em geral foram convidados a participar, cada um com sua experiência e especialidade, o que resultou em uma edição única. Thalles Waichert, que é jornalista da editoria de Mídias Sociais do Terra Networks Brasil fala do controle, vigilantismo e resistências nas redes sociais. Alexandre Borba, que já é “da casa”, também trilha por esse caminho. O Deputado Paulo Teixeira, que também é ativista da liberdade na rede e defensor do software livre, defende uma rede sem vigilância. Aracele Torres fala da construção do cidadão normatizado, a partir da vigilância na rede, enquanto Paulo Rená fala de ofensas pela Internet: quatro aspectos jurídicos importantes. Percebe-se que a edição está com um alto teor de debate e discussão, algo natural quando é tratado um assunto de interesse público e bastante comentado atualmente.
 Clique aqui para baixar a revista.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lançada edição 13 da Revista BrOffice.org

A edição número 13 da Revista BrOffice.org foi lançada nesta terça-feira, 13. O assunto que é o centro das atenções do universo tecnológico é também tema central da publicação: O Fórum Internacional do Software Livre, o fisl11, que acontece de 21 a 24 de julho em Porto Alegre. A Revista BrOffice.org também inaugura, nesta edição, a modalidade de dicas curtas. Com um formato de texto reduzido, o objetivo é levar aos leitores pequenas doses de conhecimento sobre as funcionalidades da suíte de escritório, a fim de tornar o dia a dia dos usuários mais produtivo. Baixe a revista clicando aqui


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lançamento do Minix 3.1.7

Nesta quarta-feira dia 16 de junho, a versão 3.1.7 do MINIX foi liberada. Entre as inovações presentes neste lançamento estão várias correções de falhas, recursos de depuração, um monitor de inicialização que permite carregar imagens maiores que 16 MB, aumento no tamanho da partição raiz que agora é de 64 MB, adequação de suporte para múltiplas placas ethernet do mesmo padrão, sistema de programação userspace, servidor de agendamento, suporte para sistema de construção do MINIX com GCC, entre outras características que podem ser encontradas em seus Release Notes.

Mozilla Lança Firefox 3.7 Alpha 5

A Mozilla acaba de lançar o quinto preview para a o Firefox 4.0, chamado de "3.7 Alpha 5". Esse é um preview de desenvolvimento para a última versão da plataforma de renderização Web, a Gecko 1.9.3 Alpha. Para quem não sabe, as versões 3.6.x do Firefox utilizam a versão estável 1.9.2 do Gecko. Esse quinto preview inclui um grande número de alterações e novas funcionalidades, incluindo principalmente mudanças radicais na interface de usuário. Mas os usuários Linux talvez fiquem decepcionados, pois a maioria das mudanças parecem ter sido implementadas para beneficiar apenas os usuários da plataforma Windows.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Confira média salárial de diversos cargos da área de TI

A Abradi (Associação Brasileira das Agências Digitais) acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa feita entre novembro de 2009 e abril de 2010 para analisar a média salárial de diversos cargos do setor digital.
O estudo inédito contou com a participação de 120 agências digitais e fez um levantamento de 39 cargos com diferentes graus de senioridade. A pesquisa faz uma análise geral do país, além de comparações entre as regiões e tamanho das empresas.
Em média, as agências do Sul e Sudeste pagam 35% a mais para os profissionais do que as do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Outro ponto abordado diz respeito aos benefícios concedidos aos funcionários. Mais de 73% das agências que responderam a pesquisa pagam vale-transporte e vale-refeição. Outras 36% oferecem bônus por desempenho.
 
 
Fonte: OlharDigital

Lançada a edição 12 da Revista BrOffice.org

A comunidade BrOffice.org lançou nesta segunda-feira, 14, a edição bimestral da Revista BrOffice.org. A matéria de capa fala sobre a Escola do Futuro, instituição paulista que atua na formação de monitores que trabalham em espaços de inclusão digital. Trata-se de mais um caso em que a adoção da suíte de escritório, que pode ser instalada sem custos de licença por usuários domésticos e grandes empresas, permite que a população tenha acesso à inclusão social por meio da Tecnologia da Informação
A Revista BrOffice.org apresenta aos leitores também várias dicas e tutoriais para que os usuários da suíte de escritório tirem o máximo proveito da ferramenta. Quem deseja personalizar as teclas de atalho do software encontra nesta edição uma dica completa de como fazer as configurações. Recomendável para textos longos, como monografias e trabalhos de conclusão de curso, a automatização de sumários no editor de textos é outro recurso poderoso, mostrado passo a passo. Para usuários que trabalham com imagens, a Revista apresenta tutorial que mostra como transformar uma imagem comum em uma imagem vetorizada..
Dentro do contexto da Copa do Mundo, a edição traz a Seção Escritório Aberto, com modelos de arquivos para o torcedor acompanhar o mundial. Além de uma tabela do esquema dos jogos, listas de compras e planilha para calcular os gastos com o mundial, fazem parte do kit BrOffice.org para a Copa do Mundo.
E para aqueles que ainda enfrentam resistências para se adaptar a novos softwares, uma abordagem sob o ponto de vista da neurociência mostra que as dificuldades podem ser contornadas, através do entendimento sobre os mecanismos de funcionamento do cérebro.
A Revista BrOffice.org é uma publicação institucional da comunidade OpenOffice.org do Brasil. Com periodicidade bimestral, o veículo traz aos leitores dicas e tutoriais sobre a ferramenta, além de novidades sobre a comunidade e o BrOffice.org. A produção é feita de forma colaborativa por usuários da suíte de escritório. A editoração gráfica é feita na ferramenta de desenho do pacote, o Draw.
Clique aqui para baixar a revista

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Simpósio de Turismo em Camocim

Em apoio à organização do I Simpósio de Turismo da EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa, estaremos atualizando nosso site com as principais novidades. Leia a apresentação do projeto logo abaixo:
"O presente projeto tem como principal ação a culminância da disciplina Organização de Eventos, cujo estudo é vivenciado, atualmente, no 2º ano de “Turismo” da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa (Camocim-CE), disciplina esta pertencente ao currículo do eixo técnico do curso de Guia de Turismo das Escolas Profissionalizantes do Estado do Ceará. Oportunamente, os alunos da referida escola participarão como organizadores deste evento científico, cujo teor será compartilhado com outros alunos de escolas profissionalizantes da região, bem como com parceiros e empresários locais que tenham afinidade com o turismo. O evento será realizado durante os dias 02 e 03 de julho de 2010, em horários pré-estabelecidos, nos espaços da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa e no galpão da antiga Estação Ferroviária. Durante sua realização, acontecerão 03 (três) palestras, ministradas por estudiosos nas áreas de turismo, esporte e geografia, em suas relações, bem como 05 (cinco) oficinas temáticas voltadas para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. O principal objetivo do evento é fomentar o processo de aprendizagem dos educandos no que diz respeito à sua formação ética, profissional e humanística por meio da discussão dos temas Turismo, Esporte e Sustentabilidade."
Leia mais no blog do evento clicando aqui.

I Ciclo de Oficinas Técnicas do Curso Técnico em Informática

O Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, visa formar jovens profissionais competentes e capacitados dentro de sua futura área de atuação profissional. Ao observar as premissas já citadas, propõe-se um ciclo de oficinas onde os discentes do curso, neste momento, somente dos da segunda série, possam estar absorvendo de forma prática os conteúdo básicos de um profissional da área de informática, seja como instrutor de informática, seja como programador ou, ainda, como técnico de hardware. Certamente, os discentes, participantes, das oficinas irão responsabilizar-se de repassar para os demais discentes da escola, os conteúdos adquiridos nas oficinas.
A execução deste projeto está relacionado com a necessidade de inserir os discentes do Curso Técnico em Informática em situações de prática  profissional. A informática torna-se abrangente a cada dia, despertar nos discentes a importância deles, enquanto futuros profissionais desta área, é algo imprescindível para a continuação das temáticas a serem trabalhados em sala de aula. Para torná-los profissionais de informática, antes mesmo do estágio curricular obrigatório, é de suma importância submete-los à situações rotineiras próprias de um técnico em informática.  O apoio incondicional do Núcleo Gestor é que estar permitindo realizarmos estas oficinas.

Leia  o projeto na íntegra, clicando aqui.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quebec fere a lei comprando software proprietário

O governo de Quebec fere a lei e compra software da Microsoft sem considerar ofertas de outros fornecedores, declarou a corte superior da província.

A agência de contratos do governo agiu ilegalmente gastando CD$720.000, a partir do final de 2006, na migração de 800 estações de trabalho para softwares da Microsoft, incluindo Windows Vista e Office 2007, declarou o juiz Denis Jacques na cidade de Quebec. O governo não fez uma “pesquisa séria e documentada” por alternativas, o que deveria ser feito com qualquer despesa acima de CD$25,000, disse ele.
A decisão foi em relação à ação impetrada em março de 2008 por Savoir Faire Linux, uma pequena empresa baseada em Montreal, que trata de software de fonte aberta.
Jacques rejeitou os argumentos do governo, que disse que o software da Microsoft foi escolhido porque os funcionários já estavam familiarizados com ele, e que a mudança para uma plataforma diferente teria incorrido em custos adicionais. O governo também argumenta que a mudança para o Windows Vista foi um upgrade e não uma compra e, portanto, não precisam ser publicamente apresentadas.
A proposta foi feita, mas apenas aos distribuidores autorizados da Microsoft. O contrato foi dado à Compugen Inc., um fornecedor da Microsoft de Richmond Hill, Ontário.
A Savoir Faire Linux havia pedido que a compra fosse revertida, mas o juiz indeferiu o pedido alegando que a instalação do software fora concluída. Ele compensou a Savoir Faire Linux com a anulação dos custos da sua ação legal.
"Eles [o governo] deveriam ter emitido um pedido de propostas", disse o juiz."Nestas circunstâncias, não seria razoável cancelar retroativamente a compra, uma vez que não foi de má fé."
A empresa ficou satisfeita com a decisão, apesar de não ter conseguido reverter o contrato, e comemorou como uma grande vitória para o governo e para os contribuintes.
"O contrato não era realmente importante para nós ... O maior vencedor no caso é o governo de Quebec, porque agora está livre das garras de uma multinacional de feudos", disse o Vice-Presidente Executivo da Savoir Faire Linux. "Eles terão que seguir as regras de compra e não poderão mais passar por cima delas."
Funcionários do escritório da agência de contratos de Quebec não foram encontrados para comentar o assunto. A Microsoft disse que estava satisfeita porque o assunto foi resolvido.
"Embora este seja um assunto entre a Savoir Faire e o governo do Quebec, estamos satisfeitos que o contrato tenha sido mantido e que o tribunal considerou que a Microsoft agiu de boa fé", disse o porta-voz Cynthia Keeshan.

Fonte: BrOffice.org