quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Exemplos no Blog
Da série Algoritmo simples
Da série Algoritmo simples
- Escreva um algoritmo que calcule o primeiro termo de uma P.A. qualquer.
Algoritmo simples
- Escreva um algoritmo que receba a quantidade de dias informado pelo usuário e converta para horas.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Por causa de erro, MEC vai divulgar novo gabarito das provas do Enem
Algoritmos - Várias Frameworks
Office 2010: nova versão do pacote de aplicativos mais popular do mundo
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Atividade Sistemas Operacionais - Turma Turismo
Material de Sistema Operacional
Em seguida, procure realizar as atividades propostas no material (copie as questões do material)
domingo, 15 de novembro de 2009
Aula de Lógica de programação: monitoria
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Atividade de Informática Básica - Turma Informática
- Nas primeiras distribuições linux o que tornava o kernel gigantesco, rodando muito devagar:
- O que são módulos no linux?
- Para que serve os módulos?
- Como são os diretórios no linux?
- Qual o diretório é isntalado os aplicativos no linux?
- Qual o uso mais básico do terminal no linux?
- Qual a vantagem de usar o terminal no linux?
- Como funciona o shell-script?
Professores podem se inscrever como corretores das redações
A seleção será feita pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB), com base nos dados fornecidos. Após a seleção preliminar, os inscritos deverão encaminhar cópias de documentos comprobatórios, como diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e comprovante de regência emitido pela instituição de ensino em que leciona ou lecionou.
A intenção do Inep, órgão responsável pelo Enem, é formar um banco unificado de corretores de redação, com cinco mil professores cadastrados. O banco dará agilidade à correção. Os corretores passarão por treinamento no Cespe. Já estão marcadas etapas de capacitação em Brasília (8 de dezembro), Rio de Janeiro (10 de dezembro) e Fortaleza (11 de dezembro).
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Travando o computador
VAR
Contador: numerico
inicio
repita
Contador <- 1
Contador <- Contador + 1
ate Contador = 10
fimalgoritmo
Operações pela rede linux.
- pressione alt+F2;
- Na tela que surgir, digite konsolesu, mais sua senha de root;
- Partindo do princípio que o ssh não esteja instalado, digite apt-get install ssh (se não der certo, digite apt-get update e depois apt-get upgrade);
- Feito isto nas máquinas, você precisa conhecer o ip da máquina destino, tipo, se a máquina-destino tiver ip 192.168.1.100, você vai digitar: ssh 192.168.1.100;
- Em seguida pede para que você confirme, aí você digite yes;
- Depois você digite a senha de root (supõe-se que você saiba :-) );
- Pronto! Você dentro da máquina-destino;
domingo, 1 de novembro de 2009
Nova maneira de baixar arquivos das aulas
Kingston Lança Unidade SSD de 40 GB
Vale se arriscar num celular xing ling?
No ano passado, surgiram rumores de que a Apple faria um iPhone mini. Já foi suficiente para que desenvolvessem este aparelho aqui. Ele é bem menor e traz alguns itens inexistentes no original. Por exemplo, ele funciona perfeitamente com 2 chips ao mesmo tempo... Gostou da matéria? Então clique aqui para continuar lendo
HDs de 640GB para notes chegam ao Brasil
O laptop do futuro
As telas flexíveis já estão em desenvolvimento há alguns anos. A dificuldade tem sido produzir superfícies grandes em escala, a um preço competitivo. Será que um dia, nossos laptops serão assim?
Fonte: OlharDigital
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O linux travou? Mate os processos!!!
- Tecle, simultaneamente, Alt+F2;
- Quando diálogo abrir digite e konsolesu e tecle enter;
- Em seguida, digite sua senha de root;
- Já como root, digite o seguinte comando ps aux;
- Ah! Suponhamos que você saiba qual o programa que está travado, por exemplo o firefox , localize o firefox e o número do processo a ele relacionado que fica do lado esquerdo monitor;
domingo, 25 de outubro de 2009
Bloqueando sites pelo Router wireless D-Link
- Entre no D-Link(DI-524), através de seu IP padrão (192.168.0.1);
- No diálogo quee surge clique seu usuário e senha, que por padrão é admin e admin, respectivamente;
- Quando abrir a página inicial do firmware, clique na aba Advanced;
- Em seguida Filte, e marque a opção URL Blockin;
- Quando atualizar marque a opção Enabled;
- Depois é só digitar as URL no espaço indicado e aplicar;
- IMPORTANTE: Este método só deixa bloquear 10 sites;
- Neste caso o bloqueio é feito na rede e todo o computador ligado ao Router estará bloqueado automaticamente;
Linux Educacional: Bloqueando sites de forma fácil e pratica.
- No linux educacional, pressione, simultaneamente, as teclas Alt+F2;
- Quando surgir a caixa de diálogo, digite konsolesu (vai abrir o terminal no modo root - super usuário);
- Em seguida no terminal digite sua senha de root (o que por padrão no LE, é qwe123);
- Após isto como root (#), digite o seguinte comando:
- nano /etc/hosts;
- vai abrir a opção de editar o arquivo hosts;
- para bloquear o orkut, por exemplo, digite 0.0.0.0 www.orkut.com;
- Pronto! Salve, o arquivo, feche o terminal e tente acessar o site bloqueado e você verá que já era, foi bloqueado.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Tipos de memória RAM
- SRAM: a memória RAM estática usa múltiplos transistores, em geral de 4 a 6, para cada célula de memória, mas não tem um capacitor em cada célula. Ela é usada principalmente para o cache.
- DRAM: a memória RAM dinâmica tem as células de memória com um transistor e um capacitor associado, que exige um refrescamento constante.
- FPM DRAM: a memória RAM de modo de paginação rápida (Fast Page Mode) foi a forma original da DRAM. Ela espera o processo inteiro de localização do bit de dado por coluna e linha e então lê o bit antes de começar a ler o próximo. A taxa de transferência máxima para o cache L2 é de aproximadamente 176 MB/s.;
- EDO DRAM: a memória DRAM de saída estendida (Extended Data-Out) não espera todo o processo do primeiro bit para seguir para o próximo. Tão logo o endereço do primeiro bit é encontrado, a EDO DRAM começa a procurar o próximo bit. Ela é aproximadamente 5% mais rápida que a FPM. A taxa de transferência máxima para o cache L2 é de aproximadamente 264 MB/s.
- SDRAM: a memória DRAM síncrona leva vantagem no conceito de modo burst para melhorar muito o desempenho. Ela faz isto ficando na linha que contém o bit requisitado e movendo-se rapidamente através das colunas, lendo cada bit conforme ele passa. A idéia é que a maior parte do tempo os dados requisitados pela CPU serão seqüenciais. A memória SDRAM é aproximadamente 5% mais rápida que a EDO RAM. A taxa de transferência máxima para o cache L2 é de aproximadamente 528 MB/s.
- DDR SDRAM: a memória SDRAM com taxa de transferência de dados dupla (Double Data Rate) é igual à SDRAM, exceto que esta tem uma largura de banda maior, o que significa mais velocidade. A taxa de transferência máxima para o cache L2 é de aproximadamente 1.064 MB/s (para DDR SDRAM 133 MHZ).
- RDRAM: a memória Rambus DRAM é um desvio radical da arquitetura prévia da memória DRAM. Projetada pela Rambus (em inglês), a RDRAM usa um módulo de memória RIMM, similar em tamanho e configuração de pinos a uma DIMM padrão. O que faz a RDRAM tão diferente é que ela usa um barramento de dados de alta velocidade especial chamado canal Rambus. Os chips de memória RDRAM funcionam em paralelo para atingir uma taxa de dados de 800 MHz, ou 1.600 MB/s. Já que operam em velocidades altas, geram muito mais calor que outros tipos de chips. Para prevenir o excesso de calor, os chips Rambus vêm com um dissipador de calor, que parece uma lâmina longa e fina. Assim como há versões menores de DIMMs, também há SO-RIMMs projetados para notebooks.
- Memória de cartão de crédito: a memória de cartão de crédito é um módulo de memória DRAM autocontida proprietária que se conecta a um slot especial para uso em notebooks.
- Memória de cartão PCMCIA: outro módulo de memória DRAM autocontida para notebooks, os cartões deste tipo não são proprietários e devem funcionar em qualquer notebook cujo barramento de sistema combine com a configuração do cartão de memória.
- CMOS RAM: CMOS RAM é um termo para a pequena quantidade de memória usada por seu computador e alguns dispositivos para lembrar coisas como configurações do disco rígido. Veja Por que meu computador precisa de uma bateria? (em inglês) para mais detalhes. Esta memória usa uma pequena bateria para fornecer a energia necessária para manter o conteúdo da memória.
- VRAM: vídeo RAM, também conhecida como memória DRAM, é um tipo de memória RAM usada especificamente por adaptadores de vídeo ou aceleradores 3-D. O termo "multiporta" é usado porque a VRAM normalmente tem duas portas de acesso independentes em vez de uma, o que permite à CPU e ao processador gráfico acessar a memória RAM simultaneamente. A VRAM é encontrada em placas de vídeo e vem em uma variedade de formatos, muitos dos quais são proprietários. A quantidade de VRAM é um fator determinante na resolução e profundidade de cor do monitor. A VRAM também é usada para guardar informações gráficas específicas como dados geométricos 3-D e mapas de texturas. Como a VRAM multiporta verdadeira tende a ser cara, atualmente muitos cartões gráficos usam a SGRAM (RAM gráfica e síncrona) em vez da VRAM. O desempenho é quase o mesmo, mas a SGRAM é mais barata.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Atividades para as turmas de Enfermagem e Turismo
- Para que possamos visualizar o resultado de uma determinada operação num computador, faz-se necessário, inserirmos dados e após o processamento dos mesmos recebermos como respostas as informações necessárias. Como, também, podemos chamar os dispositivos que utilizamos para dar entrada em dados no computador? Cite um exemplo.
- A unidade central de processamento é responsável por todas as operações realizadas no computador. Para tanto, faz necessário utilizar-se de recursos lógico-matemáticos e de controle, os quais são designados, respectivamente, UC e ULA. A afirmação está correta? Porque?
- Quais categorias divide-se as memórias?
- Julgue as afirmativas a seguir:
( ) A memória RAM, por ser volátil, fica o tempo todo em operação;
( ) Toda vez que você abre um programa este fica alocado na memória ram, até que usuário o
feche;
( ) A velocidade de resposta de uma memória RAM é medida em segundos;
( ) A memória ROM, por ser de fábrica, quando apagada você pode comprar outra numa loja
autorizada;
( ) A memória cache é uma memória independente do sistema e só funciona quando é acionada
por algum programa;
( ) Os discos flexiveis por mostrarem uma alta confiabilidade ao guardar dados, ainda hoje estão
no auge de venda;
( ) O hd, também conhecido como winchester, é a mais importante unidade de armazenamento do
computador;
( ) Por ser a mais importante unidade de armazenamento do computador, o hd, atualmente, não
passa dos seus 100Mb de espaço físico;
( ) Assim como os hds os pen drive não passa dos seus 100Mb de armazenamento;
O que é indisciplina
Calma... Respire... Se você sonha com uma turma atenta e motivada, a primeira mudança necessária talvez esteja em você. É hora de rever sua ideia de indisciplina e o que há por trás dela. Pesquisa realizada por NOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Doce ilusão! O comportamento inadequado do aluno não pode ser visto como uma causa da dificuldade para lecionar. Na verdade, ele é resultado da falta de adequação no processo de ensino.
Para que você avance nessa reflexão, é preciso entender que a indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra. O primeiro são as morais, construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não xingar e não bater. Sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação. O segundo tipo são as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos específicos. Aqui entram as que tratam do uso do celular e da conversa em sala de aula, por exemplo. Nesse caso, a questão não pode ser fechada. Ela necessariamente varia de escola para escola ou ainda dentro de uma mesma instituição, conforme o momento. Afinal, o diálogo durante a aula pode não ser considerado indisciplina se ele se referir ao conteúdo tratado no momento, certo?
Não é fácil distinguir entre moralidade e convenção. Frequentemente, mistura-se tudo em extensos regimentos que pouco colaboram para manter o bom funcionamento da instituição e o clima necessário à aprendizagem em sala de aula. "As crianças não enxergam a utilidade de um regimento ou dos famosos combinados que não se sustentam. Elas não sentem a necessidade de respeitá-los e acabam até se voltando contra essas normas", explica Ana Aragão, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A situação piora ainda mais se essas convenções se baseiam em permissões, proibições e castigos sem nenhum tipo de negociação. Se isso funcionasse, as escolas estariam todas em paz. Esse caminho - o mais comum - é tão claramente ineficaz que se tornou um dos principais motes das tirinhas de Calvin, o personagem questionador e cheio de personalidade criado pelo cartunista norte-americano Bill Watterson. Desde 1985, ele dá um baile na professora, mesmo sendo advertido constantemente. Nesta reportagem especial, você verá que as situações vividas por ele refletem uma concepção equivocada, por parte da escola, sobre as causas da indisciplina e as formas de lidar com ela.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Atividade para a turma de Informática.
Equipe 01 => Phenom
Equipe 02 => Atlhon 64
Equipe 03 => Sempron
Equipe 04 => Turion 64
Equipe 05 => Opteron
Equipe 06 => Core i7
Equipe 07 => Core 2 Duo
Equipe 08 => Core Duo
Equipe 09 => Pentium 4
Equipe 10 => Pentium D e EE
Equipe 11 => Pentium M
Fabricação de Microprocessadores
Todos os Modelos do Opteron

Todos os Modelos do Turion

Todos os Modelos do Sempron
Todos os Modelos do Processador Phenom
Gostou da Matéria? Clique aqui para continuar lendo.
Fonte: Clube do hardware
domingo, 18 de outubro de 2009
Material das Aulas
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Estudantes visitam aldeia indígena
Fonte: TvVerdesMares
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Funcionamento do motor do carro
O automóvel convencional é um motor movido a explosão, envolto por uma cabine com rodas. Isso nos permite classificá-lo fisicamente como uma máquina térmica que converte a energia química do combustível em trabalho. O efeito disso é o deslocamento do veículo.
Tudo começa, portanto, no combustível, que é a fonte primária de energia que permite que o carro -a máquina térmica- funcione. Gasolina, álcool, diesel e gás natural são compostos orgânicos que podem reagir com o oxigênio e produzir calor pela reação de combustão.
A quantidade de calor produzida por cada unidade de massa do combustível é definida pela propriedade chamada de poder calorífico, que é de aproximadamente 10.500 Kcal/Kg na gasolina e 6.500 Kcal/Kg no álcool. Essa é a razão pela qual os motores apresentam menor consumo por quilômetro rodado quando utilizam a gasolina.
Calor residual
O objetivo do motor é transformar em trabalho esses 10.500 ou 6.500 kcal de energia química presente em cada quilograma do combustível. Porém, só conseguiremos fazer isto com uma parte relativamente pequena do total de energia disponibilizada, uma vez que máquinas térmicas tendem a apresentar baixo rendimento. Isso significa que a maior parte da energia se perderá no meio ambiente, na forma de calor residual.Automóveis convencionais são movidos por motores de quatro tempos, que operam o chamado Ciclo Otto: admissão, compressão, explosão e escape, que ocorrem dentro de um cilindro equipado com um pistão móvel.
A figura acima apresenta o esquema simplificado de um cilindro de um motor a explosão de quatro tempos.
Gostou da matéria? Clique aqui para ler o restante.
Fonte: UolEducação
Novas Tecnologias e suas repercussões na Educação
Os sistemas e ferramentas informatizados são mais do que simples veículos de transmissão de informações porque transcendem os convencionais dispositivos e espaços de comunicação, e oferecem maior poder de interação entre os participantes dos processos comunicativos. Caracterizam-se como hipermídias, pois reúnem “várias mídias num suporte computacional [...]” [Laufer e Scavetta, 1997], potencialmente capazes de ampliar os sentidos e as habilidades envolvidas em sua utilização. As NTIC podem ainda ser definidas como:
Um monte é menor que uma montanha. Por que, então, o Everest é um "monte"?
sábado, 10 de outubro de 2009
SMS ajuda a parar de fumar, diz pesquisa.
Diferenças entre laptop e notebook
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Família Intel: quais as diferenças entre o Intel Celeron, Pentium Dual Core e Core2Duo?
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Ubuntu, o Linux popular
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
A Física e o Carro de Fòrmula 1

Porém, para que tudo corra bem durante a corrida, o carro precisa estar muito bem preparado. Afinal, as leis da física não podem tirar férias e nem favorecer a esta ou aquela equipe! A saída é procurar tê-las como aliadas. E isso é feito através do design do carro, das condições de temperatura e umidade no momento da corrida, direção e velocidade do vento, rendimento do motor, material utilizado na composição das peças, etc.
Ao longo deste texto, apresentaremos algumas curiosidades da relação entre as leis da Física e a Fórmula 1.
A Física começa mostrar sua força na largada - quando a velocidade dos carros é ainda muito baixa- pois eles partiram de um estado de repouso. Enquanto a velocidade do carro é pequena, o ar que corre por baixo do veículo é também muito lento. Como conseqüência, a pressão sobre o carro não é suficientemente grande para mantê-lo estável na pista (esta pressão sobre o carro é tratada como downforce pelos especialistas). Associado com a super-tração fornecida pelo motor, o carro patina de um lado para o outro. Repare esse efeito no momento da largada!
Clique aqui para ler na íntegra
Fonte: VestibulandoWeb
Netbooks: tudo o que você deve saber a respeito desses PCs portáteis.
Os netbooks são compactos – entre metade ou dois terços do tamanho de um notebook comum – e normalmente pesam cerca de 1 quilo. Com seu design arrojado, os netbooks desbancaram os ultraportáteis mais chiques. E na melhor das hipóteses, esses pequenos laptops começam a ser vendidos a partir de 900 reais (em alguns casos chegam a 800 reais, como o Mobo da Positivo).
Mas enquanto as próximas gerações de netbooks estão surgindo, as características que distinguem essa categoria ainda estão em debate.
O preço ainda é um critério decisivo? E com relação ao tamanho do dispositivo, o sistema operacional que ele roda ou o processador por trás da máquina?
Ultimamente todas essas opções são fatores dentro da categoria, mas conforme novos sistemas e ferramentas surgem, a definição de netbook continua evoluindo.
Então surge um dos problemas: com tantos netbooks lançados no mercado nos últimos tempos – e com os que ainda estão por vir – selecionar o modelo certo pode ser uma tarefa difícil. Não existe perfeição em uma categoria como esta, mas com algum conhecimento sobre as características básicas de um netbook, você poderá decidir sua compra.
Potência do processador
A configuração padrão que você encontrará nas prateleiras das lojas inclui um processador de 1,6 GHz com 1GB de RAM, utilizando um chipset Intel 945 e rodando Windows XP. Não é exatamente uma super máquina, mas funciona bem.
Tirar o melhor proveito do seu netbook tem tudo a ver com expectativas. Não espere rodar games para PC, editar grandes imagens ou criar vídeos de 1080p linhas nestas máquinas – pelo menos não agora.
Ainda este ano a nVidia deve lançar sua plataforma de placas gráficas Ion, e a AMD deve vir com o processador Neo. Esses dois chips móveis prometem acelerar o desempenho dos netbooks significativamente, e podem de alguma forma mudar nossa visão de computadores pequenos.
Fonte: PcWorld
Linux para iniciantes

Este guia é uma coletânea de mini-tutoriais sobre Linux para iniciantes, que explicam como o sistema funciona de maneira simples. Eles são escritos de forma generalista, o que permite que você aplique as informações a qualquer distribuição. Se você está começando, ou se quer apenas dar uma revisada, este guia é para você. Clique aqui para acessar o guia.
Fonte: GuiadoHardware
Beta do Firefox 3.6 chega na próxima semana

A Mozilla indica a possibilidade de as novas atualizações já serem compatíveis com movimentos em telas sensíveis ao toque.
Fonte: OlharDigital